quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MUDA O SENTIDO DO TRÂNSITO…

Arte by Jornal A Hora

… a partir de 1º de janeiro de 2010.

Depois de 14 anos vão alterar o sentido das ruas no centro de Lajeado: para desafogar o trânsito - leio no jornal A Hora de hoje.

Photo by Rodrigo Martini, jornal A Hora
Fecho com o parecer do ex-Urso Branco, Carlos Konzen, que sabe tudo - e de tudo - na cidade e que acha que o início da principal via da cidade deve iniciar no centro da cidade e não próximo ao rio Taquari – hoje os fundos:

“Lembro-me que foi na gestão de Alipio Hüffner (inversão da Julio) e que na época foi um caos que ninguem se entendia. Agora que estamos acostumados deveria ficar assim.”

8 comentários:

Anônimo disse...

dscp, mas acho que médico é médico, mecânico é mecânico e engenheiro de tráfego é engenheiro de tráfego, e este sim tem preparação para falar sobre o assunto.

geheimnis disse...

quero só ver as loca bebada descendo afuuu a Julio como nos tempo de antigamente.

heinz disse...

...'cidade sem planejamento! tá no jornal de sábado: vão inverter as mãos das ruas de novo?!
vão ficar até quando nesse vai e vem?
ahahah, deve ter sido lobby daqueles que saem pra ziguezaguear feito barata tonta pela cidade no domingo tardezinha

pra esses a novidade da vida, a grande mudança será: a júlio subindo e a benjamin descendo...vai ser alucinante!!!pura adrenalina andar ao contrário!!!'

em tempo: pagaram quanto pra esse projeto?
problema de trânsito não é a via, ams quem anda na via...os 'roda presa' dessa cidade, bando de barbeiro que não sabe fluir no trânsito!

Anônimo disse...

Realmente tem coisas que só Lajeado tem...

Luís "ToneGuns" Galileu Tonelli disse...

Eu diria que o problema não é a mão das vias, mas sim a largura das mesmas (número de pistas) e a forma com que as pessoas trafegam pela via.

O problema do trânsito para a UNIVATES é evidente no horário das aulas noturnas. Mas isso acontece no trecho da Alberto Pasqualini depois do viaduto da BR-386, ali é um brete, tem apenas UMA PISTA!

Já a troca das mãos não vai alargar as vias, nem mesmo educar motoristas que "custuram" o trânsito, ou não planejam sua rota e ficam "forçando" a passagem.

Respondendo ao anônimo. Sim, cada macaco no seu galho, mas não podemos ignorar a experiência que já vivenciamos 14 anos atrás, nem mesmo esquecer que Engenheiros sendo pessoas cometem enganos, ainda mais por não conhecerem a nossa realidade.

Mas deixo um pergunta: Nesse estudo feito pelos Engenheiros, que trechos dessas vias que terão sentido invertido, serão demarcados para uso como ciclovias? Afinal, uma das formas de resolver congestionamentos é incentivar meios de transporte alternaticos. Espero que nossos administradores, a UNIVATES e os Engenheiros não tenham deixado de lado esses quesitos.

Luís Galileu G. Tonelli

Anônimo disse...

o pessoal se acha liberal e moderninho mas é só inverte o sentido de duas ou três ruas que já ficam com o pé atrás e prontos pra criticar. vamos esperar pra ver o resultado antes de qualquer coisa! e as bebadas na contramão certo que vai ter também!

O Olho do Linceu disse...

não conheço as minúcias do projeto, mas pergunto: se a João Abott inverte, terão que mudar de lado as paradas, ou os onibus terão de trocar as portas de saida e acesso para o outro lado?? e quando ocorrer as enchentes, qual serão as alternativas?? acho que o Finckler, tá com um rabo de foquete fincklado sabe lá aonde.

heinz disse...

lendo hj no jornal, a lógica do feldens, quando inverteu a mão, estava absolutamente certa:
para entrar no centro de uma cidade, entramos pela frente, e não pelos fundos !

de resto, acho 'fantástica' a ideia de se gastar os tantos milhões (sei lá o vlr) que serão necessários à inversão pra depois ver se dá certo!

coisa de lugar desenvolvido mesmo!