sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

FAÇA SEU EXAME DE CONSCIÊNCIA

Foi lançada ontem a Campanha da Fraternidade 2010, com o tema ‘Economia e Vida’ e com o lema ‘Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro’.

Neste ano a campanha será ecumênica organizada em parceria com o Conselho nacional de Igrejas Cristãs no Brasil.
De acordo com o Arcebispo Dom Sérgio Rocha o objetivo da campanha da fraternidade é alertar para o uso da economia em vários setores da vida e explica que a campanha não pretende questionar a economia atual, mas buscar novos meios de usá-la incorporando o conceito de fraternidade.



DEDO NA FERIDA MESMO

Para o Cardeal Dom Odilo P. Scherer a Campanha da Fraternidade deste ano convida o povo a aprofundar o tema proposto:
“A situação social e econômica do nosso tempo desafia a nós, cristãos, como a todas as pessoas, a se colocarem seriamente o problema: se as atividades econômicas pessoais, da sociedade como um todo e as do Estado estão, de fato, a serviço da fraternidade e da vida, ou estão sendo campo de profundas injustiças, de dor e de morte?”



“O lema da Campanha coloca o dedo na ferida:
A avareza, que é a busca ávida dos bens desta vida, como se eles fossem o objetivo último do viver humano, leva o homem a passar por cima de tudo para obter e possuir esses bens.

A vida econômica da sociedade, que envolve o trabalho, a produção, a distribuição, o consumo e a posse de bens, deveria ser o espaço privilegiado para a construção de verdadeiras relações de solidariedade e fraternidade entre as pessoas, grupos e povos; mas não é o que sempre acontece.” - diz o cardeal Dom Odilo.

* Sem entrar no mérito histórico de secular instituição, realmente é só olhar ao redor: um faz de conta hipócrita. Deles e nosso.
E daí não tem como não citar Nietzsche:
“É um homem o disparate de Deus ou Deus, um disparate do homem?”




5 comentários:

Anônimo disse...

Espero que levem um cartaz para afixar no Vaticano. Aquele ouro e as demais riquezas que lá estão serviriam para combater a fome de muitos pobres católicos apostólicos romanos.

Luís Galileu G. Tonelli disse...

O anônimo tocou na ferida que eu não queria ser o primeiro a levantar. Mas sentado no Vaticano, ou no Brasil aproveitando esse país (Vaticano) que tem uma das maiores rendas per capita do mundo é fácil.

Sem contar que cada cidade tem uma embaixada (igreja) juntando mais e mais. Assim como outras igrejas envangélicas ou protestantes...

Anônimo disse...

O modo de participar desta campanha , caso se queira , é não ir na igreja e ouvir hipocrisia barata..A idéia (mote) da mensagem não é ruim , pois fala de se ser menos materialista , o que é louvável mesmo vindo pelo clero que é uma fábrica de grana vinda da fé...
Deus nunca foi católico nem luterano ou de qualquer outra religião conhecida...
Tbm não se encontra escrito que Ele autorizou padres e pastores a representá-lo aqui , muito menos recolher grana , mentir e distorcer tudo sobre a vida espiritual...
Mas como um antigo vovê dizia :
"Enquanto houver cavalos , haverão cavaleiros..."

Anônimo disse...

eu já faço a minha parte a tempos, ajudando os outros (a igreja) a fazerem a sua parte. não contribuo com um vitém furado para eles. dízimo? pra que? só faria eles servirem ao dinheiro. ajduem a igreja católica e não paguem mais o dízimo e nem façam doações. peco por uma lado por gostar de dinheiro, mas sou absolvido por ajudar vários (padres, bispos, e quetais) a não pecarem também.

Anônimo disse...

HIPOCRISIA!!!!