terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

HAITI: VIVO 27 DIAS DEPOIS

Passada 4 semanas após o terremoto que destruiu o Haiti, matando mais de 200 mil pessoas, somente ontem, o jovem Evan Muncie, 28 anos, foi resgatado com vida entre os escombros de um mercado, que vendia arroz.

Desidratado e desnutrido, mas aparentemente sem ferimentos graves, o médico Mike Connelly, do projeto Medishare da Universidade de Miami, contou que o rapaz "não comia nada há muito tempo e tinha feridas abertas com úlceras nos dois pés”.

Muncie disse aos médicos que alguém lhe deu água enquanto estava preso.
Levando em conta que o governo do Haiti deu por concluído as operações de busca no dia 23 de Janeiro, para se concentrar na limpeza dos escombros e a na assistência médica, a descoberta de Muncie pode se considerar um milagre…

Fonte: Ultimo Segundo

Por falar em Haiti...

O Pentágono americano ancorou na ilha um porta-aviões, 33 aviões de socorro e numerosos navios de guerra, além de 11 mil soldados.

Lembrando que a Minustah, missão da ONU para a estabilização do Haiti, tem apenas 7 mil soldados, é de arrepiar... Boato que corre é que a intervenção na ilha é tão escancarada que tem país perguntando se os EUA pretendem incorporar o Haiti como o 51º estado americano...
E quem atravanca essa hegemonia seria justamente... o Brasil.




Estrategicamente... Convem lembrar que a intervenção militar dos Estados Unidos no quintal destruído do Haiti tem seus reais interesses, quando a vizinhança próxima atende por Hugo Chaves e Fidel Castro... E na Venezuela, todos sabem: petróleo!

“... a Venezuela caminha para converter-se na maior reserva de petróleo do planeta, assim que se confirmarem as reservas do Orinoco descobertas recentemente. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, seriam o dobro das da Arábia Saudita. Tudo isso seria suficiente para que Washington desejasse, como deseja, tirar Hugo Chávez do poder.”

Soou o alerta vermelho no Itamaraty.

Fonte: Katarina Peixoto in www.cartamaior.com.br/



2 comentários:

heinz disse...

fisicamente eu já não entendo alguém viver tanto tempo sem necessidades básicas !
aí tu calcula só o psicológico ... o que vai pela cabeça de um cidadão que passa 28 dias enterrado vivo !?
...durante e depois

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Quanto a intervenção dos EUA, fica como sendo uma bela vergoha para a ONU. Afinal a operação Minustah é de comando da ONU e que é executada pelas Forças Armadas brasileiras.

Com algo como essa apropriação americana do Haiti a credibilidade que a ONU tem (tinha) cai por terra. E depois querem negociar a paz do oriente médio.