quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ALEGRIA DE UNS, DERROCADA DE OUTROS

A praça Joao Zart Sº, no bairro Americano em Lajeado, foi reformada por uma construtora: pistinha para as bicis e motocas, sanitários novos, aramados em redor da quadra de futebol e basquete, gramado novo, iluminação nova...

 
outros recantos com novos bancos e novo calçamento, câmeras em sintonia com a Brigada MIlitar...
... os cães continuam os mesmos. Fernando Gerhardt,  morador nas imediações, traz os saquinhos para juntar os detritos caninos. Mas nem todos são conscientes e já vi criança brincando na areia junto aos cocôs dos amigos do homem. Os donos não tão nem aí.
E também não vamos tapar o sol com a peneira, não é? Nesse local, bem em frente à pracinha, a casa será demolida para dar lugar a duas torres. Assim, na hora de vender os apartamentos, a construtora e imobiliárias poderão agregar valor ao mostrarem a vista em frente aos seus empreendimentos, onde "nunca correrão o perigo de dar de cara com outro prédio", mas sim com uma bela pracinha.
 Mas nós, que moramos no bairro há 40 anos, estamos sendo acuados por esse progresso imobiliário, pela construção de novos e imensos prédios que estão surgindo na redondeza. Não perdemos só a privacidade em nossos quintais, mas o sol, o céu, a tranquilidade... Onde você vê na foto o sol hoje, duas torres imensas surgirão no local. Moradores do bairro Americano temem uma mudança no plano diretor nessa cidade onde tudo pode graças a uma prefeitura onde tudo pode também... É isso que chamam qualidade de vida?
(clique em cima para ampliar a foto)
Nove novos prédios estão sendo levantados 
ao redor da praça.
Prédios sem área verde, sem área de lazer.

O "punjante progresso" de Carmem Regina  
detona com o bairro Americano em Lajeado.


À propósito: dia 15 reinauguram a praça.

5 comentários:

QUE DUREZA disse...

Como pode isso,, não tem plano diretor,, que absurdo,,, estragando um bairro residencial com essas caixas de concreto,,,
tirando o sol, a vida de muitos jardins ,, para usufruto de poucos,,, essa gente que fez isso vai arder inferno , ou ,talvez não , pois já são uns demônios...

Anônimo disse...

Isso desvaloriza as residencias, e força os moradores das mesmas a acabarem vendendo e se mudando, talvez vendendo para os mesmos malas que as prejudicaram e fizeram sair dali.
Isso de certa forma é um crime, pesquisem mais a fundo , podem mandar toda essa gentalha para cadeia, tudo de uma vez...

Anônimo disse...

Tem um conjunto habitacional que a c. zagonel irá construir atrás do claudião. Até aí tudo bem, porém, nosso querido vice aprovou a obra que terá OITO andares, sendo que no plano diretor só pode dois. Depois dizem que não rola grana nessa prefeitura, isso é caso de denúncia ao MP.

Elisabeth disse...

Laura,
Aqui na Australia temos que apresentar demostrativo grafico acompanhado do calculo de geometria solar mostrando a extensao das sombras que afetarao os predios vizinhos em diferentes horarios do dia. Tenho mestrado com dissertacao em aquitetura solar passiva para sustentabilidade. Talvez a prefeitura esteja precisando de consultorias. A qualidade de vida da cidade com certeza melhoraria e acabariam as duvidas e disputas sobre como os predios seriam afetados pela insolacao ou excessivo sombreamento. Alem disso, ficaria assegurado que os moradores das residencias teriam a opcao de se tornar energeticamente intependentes e ajudar na producao de energia ao instalar paineis solares fotovoltaicos e para agua quente.
Saudacoes,

Anônimo disse...

Elisabeth, qual é o seu e-mail para contato?