terça-feira, 4 de outubro de 2011

CIDADES TRANSPARENTES


“Em termos de adoção de software livre na administração pública do Vale do Taquari, não aconteceu praticamente nada de novo desde o primeiro encontro até o presente momento. Claro, os provedores de soluções proprietárias para a gestão pública das prefeituras da região até adotaram sistemas de banco de dados livres em suas soluções, mas as soluções em si continuam fechadas e cada prefeitura paga as licenças - em muitos casos - do mesmo software usado pela prefeitura vizinha.
(...)

Entre os dias 14 e 16 de setembro aconteceu, em Ibirubá, o evento Estrada para o Futuro onde aconteceram mais de 80 atividades, entre oficinas e palestras, envolvendo cerca de 500 participantes interessados na adoção de softwares livres na esfera municipal. Do Vale do Taquari inscreveram-se apenas representantes de Lajeado, mas poucos compareceram ao evento.
 (...)
Considerando que o Centro Universitário Univates, de Lajeado, foi pioneiro na adoção e desenvolvimento de software livre e que a Solis foi a primeira cooperativa do mundo a trabalhar exclusivamente com o desenvolvimento e integração de soluções em software livre, pergunto-me: será que erramos em algo na divulgação desta alternativa em nossa região? Acho que sim!
Na época em que começamos a falar sobre software livre no Vale do Taquari talvez tenhamos assustado demais aqueles que poderiam adotar este tipo de solução. Éramos apaixonados demais, nerds demais. Ainda resolvíamos nossos problemas abrindo telas pretas demais." Cesar Brod

Um comentário:

Anônimo disse...

E continuam assim, lerdos demais, nerds demais...