A Escola Estadual Henrique Geiss, no distrito de Tamanduá, que pertence a Marques de Souza, traz novidades para este ano letivo.
Os estudantes que freqüentam as sexta, sétima e oitavas séries do ensino fundamental terão a disposição aulas do projeto Educando Para o Turismo, no turno inverso.
A iniciativa surge através de parceria entre a Amturvales - Associação de municípios de turismo do Vale do Taquari, secretaria de educação e cultura e Escola Henrique Geiss, que disponibiliza quarenta vagas em encontros que ocorrerão uma vez por semana.
Os estudantes terão a disposição aulas com turismólogas, historiadores locais, além de noções de conversação na língua inglesa. O objetivo é qualificar a comunidade para o turismo receptivo. E na conclusão do curso de 64 aulas, os alunos receberão certificado de participação.
No currículo: visitas a prédios e locais históricos, camping, pinguelas, entrevistas com pessoas que vivenciaram fatos históricos, técnicas de abordagem e recepção aos turistas, meio ambiente e conversação na língua inglesa.
A diretora da escola, Liane Werle Vogel, diz que o projeto vem de encontro a um dos objetivos da escola que é participação ativa na vida comunitária:
"A localidade é rica em atrativos turísticos, mas para que isto realmente se transforme em algo concreto e rentável é necessário que a comunidade esteja preparada, conhecendo, divulgando e recebendo os visitantes. A qualificação dos alunos na área turística também é uma maneira de despertá-los também para o interesse profissional.”
Alício de Assunção será o responsável pelas aulas e pesquisas da história local:
"O turismo somente ocorre com a participação comunitária, temos que conhecer nossa história para contá-la às pessoas. Toda a comunidade será beneficiada com a geração de emprego e renda."
O trabalho dos instrutores ocorre de forma voluntária e sem remuneração.
Imagens: Jornal O Informativo e http://alicioassuncao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário