Nelma
Ó conta, velha preta,
ó jornalista, poeta,
pequeno historiador urbano,
ó surdo-mudo,
depositário de meus desfalecimentos,
abre-te e conta..."
Carlos Drummond de Andrade
PATRULHAMENTO GERAL
Desde novembro de 2009 circula o email:
“O primeiro jornalista a sofrer cerceamento do direito de bem informar, em consequência dos seus verdadeiros, contundentes e procedentes comentários contra os desmandos do atual governo, foi o Boris Casoy. De acordo com o noticiário da época, ele foi demitido a pedido do próprio Lulla.
Entretanto aos olhos dos menos atentos, a coisa vem se agravando de maneira avassaladora e perigosa, senão vejamos:
O Programa do Jô, tirou do ar (sem dar qualquer satisfação ao público) o quadro "As Meninas do Jô" que era apresentado às quartas feiras onde as jornalistas Lillian Witt Fibe, Ana Maria Tahan, Cristiana Lobo, Lúcia Hippólito e por vezes outras mais, traziam à público e debatiam todas as falcatruas perpetradas por essa corja de corruptos que se apossou do país.
As entrevistas sobre temas políticos não têm sido mais levadas a efeito atualmente. Virou um programa de amenidades e sem qualquer brilhantismo.
(Dizem que o programa foi copiado do Late Show with David Letterman (CBS) que também apresenta um quadro do tipo 'As Meninas do Letterman', por isso obrigado a cancelar o quadro.)
O jornalista Arnaldo Jabor, considerado desafeto pelo governo atual, vem sofrendo, de forma velada e sistemática, todo tipo retaliação.
Já foi processado, condenado, amordaçado e por aí vai.
Já foi processado, condenado, amordaçado e por aí vai.
Sua participação diária, às 07:10 na Rádio CBN tem se limitado a assuntos sem a relevância que tinha, haja vista que está impedido de falar sobre assuntos que envolvam a política nacional e o atual governo.
Conforme a jornalista Dora Kraemer, no Estadão:
"Jabor faz parte de uma lista de profissionais tidos pelo Presidente Lula como desafetos e, por isso, passíveis de retaliação à medida que se apresentem as oportunidades.”
A jornalista Lúcia Hippólito, que tinha uma participação diária, às 07:55 hs na Rádio CBN, não está mais ocupando o microfone da emissora como fazia e nenhum comunicado foi feito pelo âncora do horário, o jornalista Heródoto Barbeiro.
Sorrateiramente, colocaram-na como âncora em outro horário, onde enfoca matérias mais amenas e sem a habitual, verdadeira e procedente contundência.
Diogo Mainard, da revista Veja, além de processado, vem sofrendo várias ameaças de morte por parte do jornal do MR-8 (que faz parte da base aliada ao Lulla) e de integrantes dos chamados "Movimentos Sociais".
O jornal "Estadão" de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos 60 dias.
O jornal "Estadão" de São Paulo está sob forte censura governamental há pelo menos 60 dias.
(Hoje 193 dias...)
Pelo que se vê, Fidel Castro está fazendo escola na América do Sul. O primeiro a colocar em prática estes ensinamentos, aniquilando o direito de imprensa foi Hugo Chaves, e pelo andar da carruagem o nosso PresiMENTE está trilhando pelo mesmo caminho.
Constitucionalmente:
Onde está o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?
Onde está o LIVRE DIREITO DE MANIFESTAÇÃO?
Onde está a LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
Onde está a LIBERDADE DE UMA NAÇÃO?”
18 comentários:
Constitucionalmente tudo que foi questionado está em Brasília, e a maioria do povo votou neles.
Lembram: caras pintadas, diretas já, nova Constituição, etc, etc, agora como não tem mais nada como desculpa, revitalizam todos os dias a Ditadura, procurando-a potencializar como a grande culpada por tudo que ocorre aqui. Isto já era para estar acontecendo desde 1964. Infelizmente nosso país está um caco, e com a mentirosa no poder vai piorar. Só para lembrar, alguns indícios de inflação já começam a acontecer, vamos ver até quando poderão camuflar.
Bota o PSDB lá, e tu vai ver o "caco". Aliás, tira o l-i-n-e do teu nome, e é isto o que tu verá em Brasília, com esta tua opinião reacionária e idiota!
Viu linCeU, que machão este anônimo, agressivo, fazendo charadinha, deve ser todo vermelinho, com uma estrela tatuada sabe lá aonde, noooossa, ui, parei.
Típico da "cumpanheirada", em vez de opinar sobre o texto, desvia a atenção. Até entendo, pois contra fatos verdadeiros não a argumentos que rebatam.
A PTzada não gosta de tomar nos dedos nunca...
Cretinos , bandoleiros e oportunistas que qdo estavam de fora , andavam de camiseta em cima de palanque e agora no poder mandam construir avião de luxo prá passear e reclamam até da comida..
Vão tomar um fumo nas eleições..
Tem muita gente que não votava mais em ninguém e vai sair da toca só prá tirar esses guerrilheiros do topo...
Depois das eleições falaremos, quer dizer, depois que GANHARMOS AS ELEIÇÕES COM A DILMA falaremos! Enquanto isto, percam tempo estudando estratégias de combate do vosso berço "arenista" e continuem pichando viadutos com rótulos antigos e cores fúnebres...
Engraçado ver as pessoas falarem que um preconceituoso como o Boris Casoy está sendo "podado". Deveria ser preso pelos comentários preconceituosos que foram ao ar. Sbae-se lá quanto mais ele já falou contra outras classes de trabalhadores brasileiros.
Que credibilidade tem um jornalista, se é que se pode dizer isso de um cara tão preconceituoso, que debocha de trabalhadores que humildimente na TV desejavam boas festas aos telespectadores. Parafraseando essa pessoa: "Isso é uma vergonha."
Arnaldo Jabor? Putz esse cara é uma piada, sempre foi. Escreve rebuscadamente sobre um bando de coisas que ele nem entende. Defensor da elite e do capital. Ele nada mais é do que um cineasta falido que acha espaço na mesma mídia que, editando debates a anos atrás elegeu o Collor e depois ficou ganhando dinheiro com reportagens dos caras pintadas.
Engraçado é que nessa lista não apareceu o Lasier Martins. Afinal, ele como defensor ferrenho da Sra. Yeda Crusius e atacante majoritário dos governos PTistas nãos está na lista?
Tão mal se fala do atual presidente, no entanto acreditam que ele tenha tamanho poder? Engraçado. Eu não venho tomar as dores do PT ou do presidente, mas ver pessoas defendendo alguém como o Boris Casoy, dá até nojo.
O que mais falta? Astearem uma bandeira com a suástica nazista, exterminarem os gays, os negros e assim por diante. Que é isso gente? Um cara que em rede nacional diz o que disse a respeito de uma classe trabalhadora caracteriza preconceito, discriminação e merecia uma punição, além do repúdio público.
Ah, as Oposições, tse, tse, tse...
Faz tempo o PT tinha este mesmo discurso que os raivosos deste post.
O PT amadureceu e deu lugar a novos infantes.
Mais uma prova que não gostam de levar nos dedos saiu hoje, com o pedido de exoneração do general Maynard Marques de Santa Rosa, chefe do Departamento Geral de Pessoal do Exército. A informação está publicada na página do ministério no serviço de microblogs Twitter (www.twitter.com/DefesaGovBr), e diz: ”O general Santa Rosa será exonerado do Departamento Geral de Pessoal do Exército", por suas críticas ao Plano Nacional de Direitos Humanos. Mais tarde, o ministério divulgou nota afirmando que o ministro Nelson Jobim encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta de exoneração do general após o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, confirmar que a nota que circula na Internet é de autoria de Santa Rosa. Em sua nota, Santa Rosa ataca a intenção contida no Plano Nacional de Direitos Humanos de criar uma "comissão da verdade" para investigar crimes contra os direitos humanos cometidos durante o período do regime militar (1964-1985). Para ele, o organismo seria formado "pelos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o sequestro de inocentes e o assalto a bancos como meio de combate ao regime, para alcançar o poder" e acabaria se transformando em uma "comissão da calúnia". "Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa. A história da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos", afirma o general no texto assinado por ele que circula pela Internet. "Essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma 'comissão da calúnia'", completa, e com toda a razão.
e aos poucos o Tonelli que se disse isento na primeira blogagem, começa a mostrar suas cores.
E o Políbio patrocinado pelo Banrisul? Não tem reclamação a fazer?
pois é, e o BANRISUL apresentou o MELHOR resultado de sua história, para alegria de quem gosta de Governo técnico, e para decepção de quem gosta de governo político, cheio de trambicagem, sacanagem, pseudo transparência, palavras de ordem,...
eu apoio e leio a maioria dos jornalistas da lista, o que o boris falou foi políticamente incorreto, mas vai dizer que não pensam o mesmo? mas aqule políbio do jornal é ridiculo! o cara não é de direita, é fascista.
Continuo isento e ainda corajoso para por a cara a tapa com as opiniões e NUNCA me escondendo no anonimato.
Quero saber agora e se os que se colocavam contra a ditadura e a favor do plano do presidente de trazer luz sobre os acontecimentos da ditadura, reclamarão do boicote feito ao General em questão.
Eu, pessoalmente, acredito que hoje dar nomes aos bois não ajudará em nada as famílias vítimas da ditadura. Se a minha opinião for de alguma valia, foi nada mais do que demagogia do governo federal próximo a época de eleição esse projeto.
Agora, confesso que gostaria de saber o nome por trás das opiniões. É sempre bacana poder discutir um assunto sabendo com quem se fala.
tem anonimo do PT contra a arena. ta num comentario ai. meu, te atualiza. os arenistas, hoje conhecidos por PP saum da base aliada, daum sustentação pra esse governo podre, endeuzado pelos miseraveis. PP de muito deputado que pegou mais de 100 mil direto no caixa, lembra do mensalao. ah, naum lembra. o Lula tbm naum. PT falando de arena. Piada do ano essa.
Pô Laura, onde está a liberdade de expressão? Vc deleta comentários contra a imprensa regional e não aceita publicar nada sobre o babaca do * ? O que esta acontecendo contigo? Está comprometida também? Certamente se vc publicar algum comentário que fale de algum demagogo da região ele vai te ligar e perguntar porque vc publicou. E daí, vc não é a protetora de ninguém? Vc simplesmente tem um canal de comunicação que exprime a opinião de algumas cabeças que pensam! Vc está com medo de ser canal de expressão do teus leitores através do teu blog? Assuma a posição de pessoa que publica o que a liberdade de expressão quer que seja dito! Se vc não fizer isto seu blog é tendencioso! Foi exatamente assim que fizeram e ainda fazem com a "expressão escrita", sufocam, amordaçam, e no seu caso deletam comentários. Vc tem medo do * ? Ou vc concorda com as babaquices que ele escreve na coluna do * ? ele pode falar de todo mundo, e ninguém pode falar dele? Pense nisso, senão vc é igual a censura militar, que acreditamos que vc desaprova e é contra. Pense, e por favor publique o comentário que fiz sobre a imprensa marrom de Lajeado! Obrigado.
Anônimo:
quem bota a cara pra bater e assina embaixo, ñ merece ser tripudiado por quem se esconde atrás do anonimato.
Então faz o seguinte, deleta todos os recados anônimos daqueles que falam mal do Lula, da Dilma, do Carnaval do Gerson... Protecionismo barato, conivência por dinheiro e busca de aprovação com o patrão. Simplesmente ridículo! 10 a 0 para a cumplicidade x liberdade de expressão.
Postar um comentário