segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

LAJEADO 40º


Saí e voltei correndo pra casa.
Mas deveria ter voltado para o centro com a câmera e registrar a Julio de Castilhos apinhada de gente no sábado, último dia do Liquida Lajeado.
Como não voltei, chupo essa imagem do colega Emilio Rotta, no Informativo de hoje.

Nunca tinha visto a cidade assim.
Um horror.
Os consumidores entupiram calçadas e ruas.
Fedor. Suor. Gente estressada e ansiosa. Mal humorada.
Em muitas lojas não foi diferente: Obino, Solar, Lebes, Quero-quero, Nova Casa... todas sem ar condicionado.
Pode, numa cidade como essa? Pode?
Dava pena do povo.
Nas ruas, o ar irrespirável. Nessas lojas, pesado, sufocante. Vendedores suados, cansados,parecia que desmaiavam, e seus gerentes desanimados com tanto calor.
Uma desconsideração dos comerciantes para com seus funcionários e clientes.
Aposto que eles refrescavam o rabo em salas geladas, enquanto contabilizavam os lucros. Um lojista disse que ar condicionado gera muita despesa e o vizinho paga mais de 2 mil pra AES Sul e isso que a loja era pequena...

Que falta faz o verde nessa cidade.
Até parece que alguém se importa.

10 comentários:

heinz disse...

é meu lugar comum falar sempre a mesma coisa, mas com um post desses, fzr o que?!

lajeado é feia, esse centro é medonho com suas caixas de fósforo incandescentes no verão...o que é aquele centro comercial novo em frente ao faleiro? com seus paredões de vidro e o asfalto refletindo o sol de 40º graus à sombra - que sombra???
podem não gostar de a´rvore, pode estar ma lei que não precisa mesmo colocar...aliás, se fosse para seguir leis como disse o cidadão outro dia, então que seja pra tudo!
e mesmo que todas as coisas sejam lícitas, ou estejam em algum lei qualquer permitindo - tipo eliminação de todas árvores nativas de uma área- já diziam os antigos, nem todas convém !

mil vezes o centrão de santa cruz, onde tu pode caminhar em uma época como a que vivemos, de calores recordes...cito santa cruz, poderia citar diversas outras cidades mais evoluídas que essa tacanha lajeado, onde ditos empresários não tão nem aí pra coletividade...só pensam no seu rabo, refrescado na tal sala contando o lucro obtido em uma promoção falcatrua e ao custo de exploração de mão de obra...não conheço muito balconista de loja - ou super com proprietária metida a beata - mas todos, sempre todos falam mal de seus patrões, com seus salários de fome, sua exploração d emão d e obra e o péssimo ambiente de trabalho...bom acrescente a isso todo o relato aí do post sobre as condições insanas de sábado e tem-se o que? !
a pujança ( punjança do lasier ) de uma terra de oportunidades!

Anônimo disse...

ceertamente esse povaréu que a Laura se referiu , estava apenas "olhando" , pois grana prá comprar tá dificil em função do que Heinz citou..
Salários baixíssimos esses de lajeado , é fato isso !
Quem vem de fora atrás de emprego ou pesquisar colocação , fica apavorado como pode uma cidade com um visual desses pagar tão mal..
Fora que prá ganhar merreca ainda exigem (as empresas) especialização , curso superiror e tals..
Não é possível se ter desenvolvimento e pujança pagando mal como se paga aqui e dizer que isso é verdade é estar por fora ou fazer marketing de algo que não existe...
Ir a Poa (por exemplo)nas liquidações é garantia de :
Ar condicionado , preços realmente de liquidação e o que é o melhor : Qualidade em atendimento e Produtos..
Lajeado tá mais prá circo do que qq outra coisa nesse quesito que foi um baita chamariz prá vir-se prá cá : O comércio..
Tem gente que compra em são Paulo a 5 e quer vender a 50 aqui , não tem como mesmo ser atrativa a liquidação de verão...
Tudo muiito fraco mesmo..Pena ! Tem tudo prá ser um puta lugar mas as cabeças não mudam nunca e o resto todo fica sempre igual..

Anônimo disse...

Mensagem aos comerciantes: Laura prefere comprar em lojas que tem ar condicionado.

EL VINGADOR disse...

Olá Anônimo, se tu vai avisar que a Laura gosta de comprar em loja que tem ar condicionado, avisa lá que eu também!

Lia disse...

euuuu também...!!Passei numa que tinha umas coitadas de umas vendedoras pingando suor..

A ganância não deixa o cérebro pensar...duvido que não haveria mais lucro com um arzinho ligado...bando de topeiras!

Anônimo disse...

Avise que se gosta de ar condicionado , preço justo e atendimento cordial tbm ok ?

Anônimo disse...

Aprovo todos os comentários acima, todos estão corretos quando falam que as cabeças destas "figuras" do CDL, Sindilojas, Acil e outras cabeças perdidas na prefeitura, e por trás dos balcões das ditas lojas que nada oferecem de diferencial aos seus clientes, não tem cérebro, é verdade! Mas analisem comigo: e a imprensa? O que vcs acham da imprensa da região que faz capa de suas edições, "a grande liquidação de verão da cidade" e escancaram em suas matérias elogios as iniciativas e "idéias inovadoras" dos empresários da cidade? Elogiar o quê? A venda de produtos comprados em São Paulo a preço de boquete no Cantão? Elogiar produtos sucateados e fora de moda? Elogiar o preço de uma calça toda amarrotada na loja em frente a Imec da Júlio, por mais de R$ 350,00? Elogiar iniciativas e idéias no comércio de Lajeado hoje é ser atrasado, ultrapassado e conivente com a estupidez! Meus amigos, todos sabem que fim de verão e fim de inverno tem liquidação de produtos que "encalharam durante a a estação"! Mas a imprensa fica gritando nas páginas de seus periódicos que o povo deve aproveitar a "vantagem" dos preços baixos(!), simplesmente ridículo! Pois é, fazer o que, os jornais da região estão completamente comprometidos com o comércio. Na verdade, os investimentos da classe são os que sustentam e garantes os salários deste povo. Infelizmente nós que somos leitores, quando compramos um de nossos jornais locais, além de lermos quase tudo que a internet publica de graça, quando queremos informação regional nos deparamos com toda esta droga de parceria jornalxcomércioxacilxdonosdelojassemarcondicionadoxcdlximprensapicaretaxsindilojasxbaixaria. Que merda!

Anônimo disse...

o pessoal que comentou aqui, deve ir pra PoA comprar na C&A e Renner, depois come um Mcdonalds no shopping, e chega em lajeado exigindo mais, diante daqueles produtos super exclusivos que comprou e com direito ao atendimento VIP de sempre.

Anônimo disse...

Eu compro na Daslu e Forum, nunca ouvi falar nestas lojas que vc frequenta...

heinz disse...

mac donald's depois da renner e da c&a ? nada a ver ( $ )
habibs, esfiha de carne...com refri comprado no zaffari !