segunda-feira, 18 de abril de 2011

CRESCIMENTO DESCONTROLADO OU BURRO?

Clique na foto para ampliar

Jornal A Hora da última 5ª feira trouxe reportagem sobre o crescimento burro de Lajeado e suas conseqüências durante o “dilúvio” da última 4ª feira, quando se registraram cenas que a população só via em cidades como Porto Alegre ou São Paulo.
O jornal não disse exatamente isso. Mas digo eu.

E para embasar tecnicamente o que o blog vem berrando desde que surgiu nesse espaço ciberlóide, as palavras do geólogo e coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da Univates, Everaldo Ferreira: “... a urbanização das vias, aliada a falta de vegetação, colabora para esse problema.” “Aterrar áreas inundáveis é uma  irresponsabilidade. Pois o volume de água aterrada atingirá outros ponto da idade, ela não vai simplesmente sumir.”

A HORA:Hoje, com a construção desordenada de vias asfaltadas, de calçadas, e do corte desenfreado de árvores e vegetação nativa, o escoamento é mais rápido, inundando facilmente os arroios e tubulações.” 
                                   


Clique na foto para ampliar

Jornal O Informativo:
 “O número de construções e a qualidade da pavimentação, que não permite a absorção da água, também colaboram para o acúmulo de água durante uma chuva mais forte.”


Clique na foto para ampliar

PERGUNTO: PRECISAVA ASFALTAR?

Assista o vídeo: 

2 comentários:

Elacy Maria Togni disse...

Laura, em primeiro lugar que bom que está de volta. Em segundo lugar Lajeado tinha principalmente na minha rua um calçamento muito bom, estou berrando contra o asfalto deste o começo, agora os autos não passam por aqui andando passam voado. Vira e meche tem uma batida. Sem falar do calor insuportável. Eles vão conseguir o que querem expulsar os moradores, do centro, as pessoas é para vir ao centro somente para comprar, para alguns colocarem mesas nas calçadas para lucrarem mais, já que não existem outros espaços ao ar livre, pois constroem até a beira das calçadas e depois ocupam estas. As pessoas que se lixem deste que continuem comprando. Um abraço elacy

Anônimo disse...

O texto do post acima foi definitivo e 100% lúcido.....Principalmente na parte que diz ser interesse das autoridades q o centro de lajeado seja apenas para fins comerciais....Bem isso mesmo..Deve ser ruim á beça morar no centro da cidade hj em dia....