terça-feira, 11 de outubro de 2011

CAMINHANDO E TROPEÇANDO...


@ “... Segue abaixo uma explicação para o uso das lajotas com sulcos longitudinais, na nova calçada da Júlio de Castilhos.

O que parecia ser uma aberração, tem um bom motivo para ser assim.
Este tipo de calçamento é para ajudar no deslocamento de pessoas com deficiência visual. Veja a explicação que segue:
Uma calçada com o piso especial, chamado PODOTÁTIL, foi montada na sede da Tecnogran e deficientes visuais foram chamados para testar o nível de qualidade do produto. "A princípio pensávamos que o relevo da pista não precisaria ser tão saliente, mas depois de ouvirmos a opinião dos portadores de deficiência visual entendemos que eles se localizavam através do relevo com os pés".
Para completar, no domingo observei que no HSBC existe o mesmo piso, porém com bolas em alto relevo. Estas são para avisar ao deficiente visual que tem um obstáculo a frente. No caso um poste de luz. Pode até haver um pequeno risco para pessoas que usam determinados tipo de calçado, porém é um custo que podemos pagar com satisfação, simplesmente desviando e pensando que bom que não precisamos deste auxílio.”

Roberto dos Santos Ruschel

2 comentários:

Anônimo disse...

Que novidade esta informação. Chegou a dar sono.

Anônimo disse...

Lajeado sempre atrasada. Conheci esse calçamento especial para deficientes visuais em Toledo-PR, que existem desde que foram feitas a dezenas de anos atrás.E tantas outras cidades já as tem. Mas é bom explicar pra quem não sabe...