terça-feira, 11 de outubro de 2011

LITERATURA NO VALE


Cristiane Lautert Soares, 27, estudante de jornalismo da Unisc, e Rivail Teixeira 33, jornalista no jornal O Fato Novo,    de Taquari, participaram do 3º Concurso Literário da Alivat e foram premiados, respectivamente, nas categorias crônica - “Espera um Pouco Mais” - e poesia - “Amor”.

Cristiane diz que o gosto pela escrita e pela literatura surgiu quando era pequena. “Sempre senti a necessidade de dividir com o papel as minhas experiências. O papel ou o Word recebe melhor as impressões da alma. O papel entende”. A cronista gosta de construir textos, deixá-los na gaveta, modificá-los. “Uma centena de vezes. Eles nunca ficam prontos, na verdade. Eu é que tenho urgência de soltá-los no mundo.”  Suas linhas no blog Incontinência Literária: http://incontinencialiteraria.blogspot.com


Rivail Teixeira sempre gostou de escrever: “por uma necessidade de alma”.
Em 2005 e 2006  Rivail escreveu um grupo de textos que chamou de Netuno, do qual faz parte o poema “Amor”, escolhido pela Alivat para a publicação: 
“Nesta época, eu estava influenciado por leituras de Rimbaud, Dante Alighieri, Jung, Erasmo de Roterdã e Bachelard. Em 2007 e 2008, escrevi outro grupo de textos, que chamo de Terra, influenciado principalmente por Nietzsche e Artaud.
Para Rivail, participar do concurso da Alivat foi um teste para saber se os projetos mereciam mais disciplina e dedicação. Perguntado sobre quanto tempo leva para escrever uma poesia, o jornalista respondeu: “Uma poesia nunca fica pronta, você apenas desiste dela...”.

Agora é aguardar a publicação do livro da Alivat para conferir a literatura produzida no Vale do Taquari.

Um comentário:

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Despertou-me a atenção o nome deste escritor, pois homônimo do francês aquele. Fico por aqui. A Laura por ser extremamente culta sabe a quem me refiro. Os que ficaram boiando consultem o nosso inigualável oráculo. O quê? Não sabem quem é o oráculo a quem me refiro? Vão plantar batatas, por favor.