segunda-feira, 17 de outubro de 2011

HISTORIA DO BRASIL...


“O defeito é em terra mesmo e não tem conserto – está na vigarice humana.” – escreve Dorrit Harazim na revista Piauí de outubro.

“Joseph Gutheinz, ex-agente especial da Nasa, hoje professor de técnicas de investigação na Universidade de Phoenix, Arizona, há décadas vem denunciando o sumiço de mais da metade das pedras trazidas da Lua por astronautas dos Estados Unidos e presenteadas a governadores americanos ou a chefes de Estado estrangeiros.”

Então....

“Coube ao general Emílio Garrastazu Médici ser o receptor de uma dessas, por ocupar na ocasião o cargo de 28º presidente do Brasil.

Filho de Bagé, Médici homenageou o berço natal exilando a peça no Museu Dom Diogo de Souza, fundado em 1955 na garbosa cidade gaúcha.
 A doação foi feita sem fanfarra ou cerimônia, quase na clandestinidade, considerando-se a dimensão da entrega.
Devido ao prolongado sumiço do artefato das vistas públicas – foi exposto pela primeira vez em 1997 –, o site Collect Space acreditou que ele tivesse sido colocado à venda. “Houve esse boato nos anos 90”, confirmou Carmem Barros, assessora de imprensa do  museu.

O brasileiro que quiser ver um pedaço da Lua sem sair do país poderá fazê-lo em março do próximo ano.

Só então o artefato terá direito a exposição na Sala Médici do museu de Bagé.
A cidade de menos de 120 mil habitantes não fica exatamente no roteiro do turismo nacional.
Mas ainda assim é um pouco mais próxima do que a Lua.”


Um comentário:

O Olho do Linceu disse...

Ainda bem que foi um militar que recebeu, pois senão estaria naquele carregamento de 13 caminhões, que saiu de Brasilia no inicio do ano em direção a São Paulo.