quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SEM MISERIA EM LAJEADO...


A presidenta Dilma Rousseff vai lançar no próximo dia 14, em Porto Alegre, o Programa Brasil Sem Miséria para a região Sul.
Parece que tem aí uma mãozinha da senadora Ana Amélia Lemos.
Esperamos que chegue em Lajeado... Talvez casas construídas com  material retirado do lixão, como fez a dona de casa Roseli Santos, não seja preciso.
Photo by Frederico Sehn
 Há quase uma década, ela diz que efetuou o cadastro junto a Secretaria de Habitação pedindo auxílio para uma moradia digna - conforme reportagem de Rodrigo Nascimento no Jornal O Informativo, de ontem.
 No ano passado descobriu que “não existia” na estatística da prefeitura. Por isso decidiu invadir uma área, mesmo sabendo que a prática fere as leis.

Desempregada e cuidando do caçula, que é autista, a família de cinco pessoas - dois adultos e três crianças - vive dos R$ 160 do Bolsa Família e do salário do marido, que é industriário. 
A dona de casa decidiu pôr um ponto final na agonia de fazer malabarismo para fechar as contas do mês.

Existem cerca de 20 famílias em situação semelhante no Bairro Santo Antônio - segundo levantamento da Sthas.  
Para inscritos e enquadrados no programa de habitação popular da prefeitura, financiado por recursos federais, 30 unidades estão em fase de acabamento no Santo Antônio.

Photo by Caco Konzen
*  Não vamos esquecer a situação de 11 famílias flageladas amontoadas no subsolo do Ginásio Paroquial... Ligeiro, pessoal, a eleição tá batendo nos cascos.

5 comentários:

Ismael Caneppele disse...

deviam pegar essa galera que tá morando no subsolo do paroquial e alojar nas casinhas do parque histórico. pelo que sei aquelas casas, em suas maioria, estão fechadas e acumulando poeira. deveriam fazer algo de realmente últil com aquele belo parque: alojar quem precisa.

Anônimo disse...

A miséria financeira normalmente é apenas a consequência direta da miséria intelectual. Enquanto a educação não for prioridade e o governo continuar "subsidiando" a miséria através de programas assistencialistas esse quadro não irá mudar.

Bolsa Família, vale gás e outras formas de "anestesiar" os miseráveis são as maneiras dos políticos manterem esses coitados sob seu domínio.

Um detalhe que me chamou a atenção na foto: Olhem a imundície desse fogão! Uma coisa é ser pobre, a outra é ser pobre e porco!!! A prefeitura não ajuda, mas esse povo também não está muito interessado em sair dessa!

Para encerrar: Como deixar alguém abaixo da linha da miséria "fazer" 3 filhos! Uma boa pauta para o Rodrigo seria voltar no ano que vem para entrevistar a família e, provavelmente, os seus 4 filhos.

Beto

Anônimo disse...

Isso aí, Beto, vamos cortar os 160 reais dessa família, que pesam no bolso dos pobres contribuintes, daí, quem sabe, a alternativa para eles vai ser o crime ou a prostituição.
E ao invés de mandar o reporter verificar a situação deles só no ano que vem, quem sabe tu passas lá antes e conversa com eles sobre métodos contraceptivos e leva umas caixas de anticoncepcionais, já que, pelo visto, a STHAS não está fazendo isso direito.
Carlos

Anônimo disse...

o Beto tem razão, galho que não frutifica se corta. elimina-se.

Luis Berner disse...

Ser pobre é uma coisa, relaxado é outra coisa e não se muda uma pessoa, vc da uma moradia nova pra ela logo logo vira um lixo!!!!