segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

POPULISMO: LULA X GETULIO

Era pai dos pobres e defensor dos direitos dos estrangeiros.”
Jó 29:16


A enquete desses últimos dias proposta no blog, reuniu poucos interessados.
19 votaram em Luiz Inácio Lula da Silva, mas 31 asseguraram a epígrafe bíblica para Getulio Dorneles Vargas, talvez, o verdadeiro padrasto dos excluídos.

Vale uma pesquisada junto ao tio Google...

Getulio, de gene gaúcha, foi advogado e o 14º presidente do Brasil. Governou durante 15 anos: de 1930 a 1945 pelo Partido Trabalhista Brasileiro.

Voltou, por voto popular, em 1951, governando até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou.

Lula é pernambucano e foi metalúrgico e sindicalista. É o 35º presidente do Brasil e governa de janeiro de 2003 até hoje pelo Partido dos Trabalhadores.

Quer voltar através de seu avatar, Dilma Roussef.



Jingle eleitoral da campanha de reeleição de Getulio Vargas:

Bota o retrato do velho outra vez,
Bota no mesmo lugar,
o sorriso do velhinho,
faz a gente trabalhar.

Haroldo Lobo e Marino Pinto



Jingle eleitoral da campanha de reeleição de Lula:


"A voz de Deus é a voz do povo
Olha Lula aí de novo
Tá tudo andando direitinho
Deixa o homem trabalhar
Ele trata o povo com carinho".

Lázaro do Piauí



Getulio Vargas criou as leis trabalhistas; instituiu a carteira de trabalho, estabeleceu a jornada de trabalho de 8 horas semanais, lei de férias, regulamentação do trabalho feminino ordenando que se pagasse salários iguais aos dos homens e proibindo o trabalho a gestantes, um mês antes e um mês após o parto; regulamentou o trabalho dos menores de idade e ainda estipulou um salário mínimo e concedeu a estabilidade no emprego do trabalhador, após de dez anos no emprego e até mesmo o horário de verão.




Criou a Petrobras, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil
, o Correio, o Código Florestal, o IBGE; regulamentou os Sindicatos, a propaganda nas emissoras de radio; estabeleceu a "lei de proteção aos animais"; o seguro agrário.
Durante o Estado Novo fundou a
Força Aérea Brasileira, criou o Conselho Nacional do Petróleo, Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce
, BNDES, a CACEX no Banco do Brasil, entre outros orgãos .

Em 1954 reajustou o
salário mínimo
, em 100%.





“Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”

Getulio Vargas na sua “Carta Testamento”.






E Lula?

É o pai da política assistencialista através do programa Bolsa-Família, do aumento real do salário mínimo de 24,25% durante o primeiro mandato e portanto do consumo, do poder de compra.
Criou o Banco Popular em 2004, com crédito consignado, hoje, principal fonte dos aposentados. No 2º mandato criou o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, que ainda não comprovou muita coisa.

Conforme uma tese acadêmica, disponível na internet, do ex-porta voz de Lula, jornalista Andre Singer, Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo:

Foram os eleitores de baixíssima renda que elegeram Lula no segundo pleito, em 2006 e p
erto da eleição daquele ano, 11,4 milhões de lares foram atendidos pelo programa social Bolsa-Família. Mais tarde, as pesquisas mostraram que a maioria dos eleitores que votaram em Lula foram mulheres de renda baixa, justo “o público alvo por excelência do Bolsa-Família, pois em geral são as mães que recebem o benefício.”





Nas análises de Singer, desde 2004, é verdade, " constatou-se uma significativa diminuição da pobreza através de programas específicos como o programa de clínicas dentárias e programas focalizados como Luz para Todos; a regularização dos quilombolas; construção de cisternas no nordeste semi-árido –favorecendo a população de baixíssima renda" - pouco preocupada – nada – com as falcatruas do governo, com as roubalheiras em Brasília, seja de familiares do Lula, supõe-se o enriquecimento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, após fechar contrato de quinze milhões de reais com a empresa de telecomunicações Telemar,da qual o governo é acionista; ou daqueles ávidos urubus que o cercam.

“Convem lembrar que Lula é o primeiro presidente que viveu a experiência da miséria, o que não é irrelevante, dada a sensibilidade que demonstrou , uma vez na presidência, para a realidade dos miseráveis.” – escreve Singer.






“O povo brasileiro quer mudar para valer. Recusa qualquer forma de continuísmo, seja ele assumido ou mascarado. Quer trilhar o caminho da redução de nossa vulnerabilidade externa pelo esforço conjugado de exportar mais e de criar um amplo mercado interno de consumo de massas. Quer abrir o caminho de combinar o incremento da atividade econômica com políticas sociais consistentes e criativas.”
Lula da Silva em “Carta aos Brasileiros”.



No ano passado, Lula foi considerado o Homem do Ano pelos jornais Le Monde e El País.
E a conceituada revista alemã Der Spiegel que analisou a evolução economica do Brasil nos últimos anos, assegura que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o verdadeiro pai dos pobres.

Já, a Folha de S. Paulo, em abril de 2007, realizou a pesquisa o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, entre 200 destacados intelectuais, políticos, artistas, religiosos, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares brasileiros.
Deu Getulio Vargas.

As considerações finais cabem aos leitores do blog, aos quais agradeço a participação na enquete.

8 comentários:

heinz disse...

' Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.

Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”, matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista… '

SAGRAV OICANI disse...

É, no mínimo, uma imprudência querer comparar os governos de Lula e Getúlio. Ambos grandes estadistas em epócas diferentes da história.

Talvez daqui a uns 50 anos a História possa melhor contar fatos mal contados, nas épocas de cada um dos dois.

Nossos filhos e netos terão melhor chance de avaliá-los. Qualquer coisa antes disto é especulação política.

Anônimo disse...

Fora os aviões franceses..
Grana para ajudar o haiti...etc etc etc..
Aí é moleza ser o cara....
Enche o rabo de grana dos impostos aviltantes e sai fazendo viagem e distribuindo o que não dele..
Luis Inácio !
Te manca cara..vai q a fila quer andar...

Anônimo disse...

e vai continuar, pois a grana do Haiti, será usada aqui

Foguinho disse...

Concordo com o Inácio Vargas!

Anônimo disse...

O Lula é o cara! Quem disse isso foi o Presidente dos Estados Unidos. Peguem suas opiniões e afoguem na próxima enchente, cambada de ignorantes!

Jorge disse...

Sempre contestaram os americanos, mas quando interessa serve até de aval para os eleitores do aPedeuTa.

Anônimo disse...

Minha monografia vai ser justamente sobre o populismo desses dois caras.
se a dona do blog tiver algum livro sobre e quiser me indicar....
Isabelle
bel_pymentinha@hotmail.com