Jó 29:16
A enquete desses últimos dias proposta no blog, reuniu poucos interessados.
19 votaram em Luiz Inácio Lula da Silva, mas 31 asseguraram a epígrafe bíblica para Getulio Dorneles Vargas, talvez, o verdadeiro padrasto dos excluídos.
Vale uma pesquisada junto ao tio Google...
Voltou, por voto popular, em 1951, governando até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou.
Lula é pernambucano e foi metalúrgico e sindicalista. É o 35º presidente do Brasil e governa de janeiro de 2003 até hoje pelo Partido dos Trabalhadores.
Quer voltar através de seu avatar, Dilma Roussef.
Bota no mesmo lugar,
o sorriso do velhinho,
faz a gente trabalhar.
Haroldo Lobo e Marino Pinto
Haroldo Lobo e Marino Pinto
"A voz de Deus é a voz do povo
Olha Lula aí de novo
Tá tudo andando direitinho
Deixa o homem trabalhar
Ele trata o povo com carinho".
Lázaro do Piauí
Getulio Vargas criou as leis trabalhistas; instituiu a carteira de trabalho, estabeleceu a jornada de trabalho de 8 horas semanais, lei de férias, regulamentação do trabalho feminino ordenando que se pagasse salários iguais aos dos homens e proibindo o trabalho a gestantes, um mês antes e um mês após o parto; regulamentou o trabalho dos menores de idade e ainda estipulou um salário mínimo e concedeu a estabilidade no emprego do trabalhador, após de dez anos no emprego e até mesmo o horário de verão.
Criou a Petrobras, a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, o Correio, o Código Florestal, o IBGE; regulamentou os Sindicatos, a propaganda nas emissoras de radio; estabeleceu a "lei de proteção aos animais"; o seguro agrário.
Durante o Estado Novo fundou a Força Aérea Brasileira, criou o Conselho Nacional do Petróleo, Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, BNDES, a CACEX no Banco do Brasil, entre outros orgãos .
Em 1954 reajustou o salário mínimo, em 100%.
“Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo.”
Getulio Vargas na sua “Carta Testamento”.
E Lula?
É o pai da política assistencialista através do programa Bolsa-Família, do aumento real do salário mínimo de 24,25% durante o primeiro mandato e portanto do consumo, do poder de compra.
Criou o Banco Popular em 2004, com crédito consignado, hoje, principal fonte dos aposentados. No 2º mandato criou o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, que ainda não comprovou muita coisa.
Conforme uma tese acadêmica, disponível na internet, do ex-porta voz de Lula, jornalista Andre Singer, Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo:
Foram os eleitores de baixíssima renda que elegeram Lula no segundo pleito, em 2006 e perto da eleição daquele ano, 11,4 milhões de lares foram atendidos pelo programa social Bolsa-Família. Mais tarde, as pesquisas mostraram que a maioria dos eleitores que votaram em Lula foram mulheres de renda baixa, justo “o público alvo por excelência do Bolsa-Família, pois em geral são as mães que recebem o benefício.”
Nas análises de Singer, desde 2004, é verdade, " constatou-se uma significativa diminuição da pobreza através de programas específicos como o programa de clínicas dentárias e programas focalizados como Luz para Todos; a regularização dos quilombolas; construção de cisternas no nordeste semi-árido –favorecendo a população de baixíssima renda" - pouco preocupada – nada – com as falcatruas do governo, com as roubalheiras em Brasília, seja de familiares do Lula, supõe-se o enriquecimento de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, após fechar contrato de quinze milhões de reais com a empresa de telecomunicações Telemar,da qual o governo é acionista; ou daqueles ávidos urubus que o cercam.
“Convem lembrar que Lula é o primeiro presidente que viveu a experiência da miséria, o que não é irrelevante, dada a sensibilidade que demonstrou , uma vez na presidência, para a realidade dos miseráveis.” – escreve Singer.
“O povo brasileiro quer mudar para valer. Recusa qualquer forma de continuísmo, seja ele assumido ou mascarado. Quer trilhar o caminho da redução de nossa vulnerabilidade externa pelo esforço conjugado de exportar mais e de criar um amplo mercado interno de consumo de massas. Quer abrir o caminho de combinar o incremento da atividade econômica com políticas sociais consistentes e criativas.”
Lula da Silva em “Carta aos Brasileiros”.
No ano passado, Lula foi considerado o Homem do Ano pelos jornais Le Monde e El País.
No ano passado, Lula foi considerado o Homem do Ano pelos jornais Le Monde e El País.
E a conceituada revista alemã Der Spiegel que analisou a evolução economica do Brasil nos últimos anos, assegura que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o verdadeiro pai dos pobres.
Já, a Folha de S. Paulo, em abril de 2007, realizou a pesquisa o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, entre 200 destacados intelectuais, políticos, artistas, religiosos, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares brasileiros.
Deu Getulio Vargas.
As considerações finais cabem aos leitores do blog, aos quais agradeço a participação na enquete.
8 comentários:
' Há todo um lobby nacional e internacional visando a manutenção de Lula no poder.
Prêmios, como por exemplo, o Chatham House, em Londres, que contou com “patrocínios” de estatais como Petrobras, BNDS e Banco do Brasil, sem, até agora, uma explicação convincente por parte dos “patrocinadores”, matérias em revistas estrangeiras, enaltecendo o “mantenedor da estabilidade na América Latina”. Ou seja: a montagem virtual de um grande estadista… '
É, no mínimo, uma imprudência querer comparar os governos de Lula e Getúlio. Ambos grandes estadistas em epócas diferentes da história.
Talvez daqui a uns 50 anos a História possa melhor contar fatos mal contados, nas épocas de cada um dos dois.
Nossos filhos e netos terão melhor chance de avaliá-los. Qualquer coisa antes disto é especulação política.
Fora os aviões franceses..
Grana para ajudar o haiti...etc etc etc..
Aí é moleza ser o cara....
Enche o rabo de grana dos impostos aviltantes e sai fazendo viagem e distribuindo o que não dele..
Luis Inácio !
Te manca cara..vai q a fila quer andar...
e vai continuar, pois a grana do Haiti, será usada aqui
Concordo com o Inácio Vargas!
O Lula é o cara! Quem disse isso foi o Presidente dos Estados Unidos. Peguem suas opiniões e afoguem na próxima enchente, cambada de ignorantes!
Sempre contestaram os americanos, mas quando interessa serve até de aval para os eleitores do aPedeuTa.
Minha monografia vai ser justamente sobre o populismo desses dois caras.
se a dona do blog tiver algum livro sobre e quiser me indicar....
Isabelle
bel_pymentinha@hotmail.com
Postar um comentário