sábado, 6 de agosto de 2011

66 ANOS

Às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, o mundo testemunhou um dos momentos mais sombrios e decisivos do século 20:
a explosão de uma bomba nuclear sobre Hiroshima, no Japão, onde morreram
140 mil pessoas.

Hoje o país lembrou a catástrofe numa cerimônia no Parque da Paz em Hiroshima, que contou com a participação de 50 mil pessoas. Entre elas o primeiro-ministro, Naoto Kan: “Nunca deveremos esquecer a calamidade nuclear que atacou Hiroshima há 66 anos. Nunca deveremos permitir que volte a acontecer coisa semelhante.”

Na sua declaração, Kan lamenta profundamente ter acreditado no “mito da segurança” da energia nuclear e que o Japão está  trabalhando para rever a sua política energética, desde o zero.

“Vou reduzir a dependência do Japão em relação à energia nuclear, tendo como objectivo criar uma sociedade que não dependerá da energia nuclear”, disse Kan.



Um comentário:

serjao disse...

A maior bestialidade cometida por humanos contra humanos, sob a justificativa de forcar o Japao a render-se e terminar a guerra. E alguns dias depois, repetiram a agressao contra Nagasaki. Obviamente, na opiniao dos que sancionaram esta acao,nao haviam "inocentes" nestas cidades. Guerra e guerra. Ironicamente, decadas depois, em 11 de setembro, 2001, Bin Laden e seus seguidores pensavam da mesma maneira:nao haviam inocentes nas torres, todos sao alvos. Guerra e guerra! E o ciclo continua. Os "mocinhos" e "bandidos" se igualam atravez de suas acoes!