quarta-feira, 30 de maio de 2012

BLOG EM RECESSO

VARAL DA INTRIGA

“O grande acontecimento do século foi
a ascensão espantosa e fulminante do idiota”
Nelson Rodrigues

DO MEU CALDEIRÃO...

Eu não sabia. Deve ter saído na mídia. Mas não sabia mesmo que o Ceat havia comprado outra escola. Filial. Antes, Colégio Sinodal Roca Sales; hoje, CEAT Região Alta. Um colégio falido. Para botar em dia, muita grana. Vários professores de Roca foram transferidos para o Ensino Fundamental do Ceat em Lajeado. Há um clima ruim entre os profes. Será que está refletindo nos alunos? Mas nada se faz sem o aval do Conselho Administrativo que administra o Ceat. São eles que admitem ou demitem professores e funcionários. De quebra, Rodrigo Ulrich, 29 anos. Ex-diretor do Sinodal de Roca Sales. Até a pouco tempo, vice de Ardy Storck, hoje presumível diretor do Ceat. Nesses dois anos e meio de diretoria e convivência, talvez - eu disse talvez – o prof. Ardy Storck tenha se posicionado contra a compra do Sinodal de Roca. E talvez o Conselho à favor.  Talvez Storck tenha questionado o Conselho sobre o montante de grana enviado para Roca. Talvez tenha percebido que Urich não tinha condições de assumir como diretor de uma instituição como o Ceat. Talvez tenha visto que a maioria dos professores não assimilaram Ulrich. Que talvez seja prepotente e persiga professores. E, talvez por tudo isso, Storck demitiu-o. Afinal, certa vez, o Conselho não teria concedido mais autonomia ao prof. Storck? E por isso ele teria demitido Ulrich, sem passar pelo Conselho? Muitos talvezes.
Nesse meio-tempo, talvez Ulrich  tenha percebido que precisava estreitar alianças junto ao Conselho. Amizades de portas fechadas. Talvez a confusão toda não tenha nada a ver com a construção do novo prédio do Ceat. Mas pelo poder de quem manda mais. Talvez quando Ulrich foi demitido ele tenha ligado para seus amigos do Conselho, que armaram a demissão de Storck, que estava questionando muito. Talvez esse processo de transição não tenha transparência nenhuma. Talvez as verdades não estejam realmente sendo ditas. Talvez não haja consenso dentro do Conselho. Talvez o problema seja administrativo e por isso alguém, que sabe demais e questiona tanta transferência de grana para Roca, como o administrador Ivanor Palm, também demitido. Talvezes.
Durante alguns anos, Ardy Storck foi presidente do SINEPE - Sindicato das Escolas Particulares do RS. Será que botaria todo seu currículo profissional a perder, envolvido em maracutaias, como alguns estão insinuando? Ou será que o Conselho Administrativo está envolvido em favorecimentos e outros assuntos menos louváveis? O que há por trás de toda essa novela germânica? Uma Assembléia Geral deve ser solicitada pela comunidade evangélica. Todos votam, inclusive os professores.  Aguarda-se. Talvez.

SECA NO VALE REVELA


Marca de 1943

“Uma escrita entalhada nas pedras do fundo do Rio Taquari há 69 anos tem chamado a atenção dos moradores de Colinas. O entalhe foi feito pelo morador Rodolfo Binicker no dia 11 de maio daquele ano, para lembrar uma seca histórica que atingiu a região.

A data gravada na pedra ficou visível pela primeira vez em 2005. Nos últimos anos, mesmo em períodos de estiagem, o rio não baixou o suficiente para que que a escrita ficasse à mostra. O local se transformou em ponto turístico na cidade, e recebe visitantes interessados em fotografar o local.” –
Álisson Coelho

Zero Hora de hoje/foto Francine Ledur

ESCLARECIMENTO AOS LEITORES

O Colégio Evangélico Alberto Torres é um departamento autônomo da Comunidade Evangélica de Lajeado e possui administração própria.

É administrado por um CONSELHO ADMINISTRATIVO composto de 9 membros, sendo 6 membros eletivos e mais 3 membros natos.

Conselho Administrativo
Presidente: Alair Gelson Bellin
Vice presidente: Huberto Kirchheim
Conselheiro: Heitor Luiz Hoppe
Conselheiro: Erni Rohsig
Conselheiro: Paulo Roberto Glufke
Conselheiro: Eduardo Koefender

Conselho Fiscal
Efetivo: Roberto Frederico Schlabitz
Efetivo: Maurício Goldmeier
Efetivo: Airton Edison Brust
Suplente: Enio Astor Hepp
Suplente: Delmar Toepper
Suplente: Luiz Carlos Gressler

Membros Natos
Presidente da Com. Ev. de Conf. Luterana em Lajeado: Régis Kussler
Pároco da Com. Ev. de Conf. Luterana em Lajeado: Pastor Eric Peter Nelson
Presidente da APPA do CEAT:  Marcelo Weiler Scherer

A Assembléia Geral do Conselho Administrativo que ocorreria amanhã, conforme edital publicado no jornal O Informativo do dia 19, foi cancelada, de acordo com previsão do seu estatuto.

Em contato com o atual presidente, Alair Bellin, assegurou que  “a Assembléia foi transferida para daqui há 5 dias úteis, justamente para permitir que novos nomes, novos candidatos se apresentem para as eleições do Conselho. Devido os acontecimentos, entendemos que não houve tempo hábil para que outras pessoas apresentassem chapas para concorrer. Em nenhum momento foi ato covarde ou de má intenção.” -  como alguns leitores do blog estão se pronunciando nos comentários.




BICICROSS EM ALTA


Photo by Graziela Muniz

Dia 2 de junho a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela promove a Etapa Municipal de Bicicross, competição que segue no dia 3, quando então a cidade sedia a Etapa Gaúcha, organizada pela Federação Gaúcha de Ciclismo, com apoio da Associação Estrelense de Bicicross .

As inscrições podem ser feitas na hora.

A escolinha de bicicross da SMEL possui cerca de 40 inscritos e as aulas ocorrem em terças e quartas-feiras, na parte da manhã e tarde e podem participar crianças e adolescentes até 17 anos.

Mais informações pelo 3981-1046 ou na sede dos projetos, junto ao prédio da Ambev.

ESPÍRITO DE RUA


A gente adota e faz campanha por gatos e cachorros abandonados.
Mas o ser igual a nós e abandonado pela sociedade
 não comove mais ninguém. 

Porto Alegre, Bom Fim, um domingo de maio.

ENCONTRO DE MISS


Um flagrante de Madalena Sbaraini, Miss Mundo 1977, hoje morando em Marques de Souza e de Ieda Maria Vargas, quando dias desses se encontraram em Gramado, onde a Miss Universo 1963, reside.

Assunto: a reportagem  bacana de Ieda no novo e bonito Caderno Donna, da Zero Hora.

* A imagem foi surrupiada do feicibuki de Alicio de Assunção.

DIA DO DESAFIO 2012


Mesmo com chuva, hoje  é dia de se movimentar...  

Com o slogan Você se mexe e o mundo mexe junto, este é o nono ano que  Arroio do Meio participa do evento de mobilização mundial, que acontece desde 1997 em vários países do mundo, sempre na última quarta-feira do mês de maio.

            Neste ano, os arroiomeenses competem com a cidade de Naholingo, El Salvador, que possui uma população de 20 mil habitantes.

Para facilitar a participação da comunidade, o Departamento de Esportes da Secretaria de Educação e Cultura juntamente com as escolas, setores públicos, indústrias, academias, comércio em geral, grupos de Terceira Idade e outros grupos e entidades parceiras, estão se organizando a fim de oportunizar espaços e momentos de atividade em grupo.

O Dia do Desafio é uma realização do SESC Rio Grande do Sul e conta com apoio do Departamento de Esportes da SEC de Arroio do Meio.

FRANK SOLARI: WORKSHOP DE GUITARRA


Nesta quarta-feira ocorre o Workshop de Guitarra com Frank Solari, às 19h30min, na Câmara de Vereadores de Estrela.

Solari é um dos grandes nomes da guitarra e teve participações importantes no cenário musical nacional e internacional. Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse www.franksolari.net.

A entrada é um quilo de alimento não perecível.

ENFIM....

chuva para lavar a alma, 
as dores, as decepções, as ilusões.
chuva para lavar a ignorância, a estupidez, a ira.
cai a chuva desde as quatro horas da madrugada...
no meu quintal. acordou os passarinhos
acordou o guarda-noturno, o vizinho.
com cheiro de terra e capim
também eu não mais dormi
ouvindo a bendita chuva cair.

DO FEICIBUKI...

terça-feira, 29 de maio de 2012

VARAL DOS EMPRESÁRIOS


"Qual a sua visão da elite brasileira?"
"Acho que precisa levar mais a sério,
muito mais a sério,
a sua responsabilidade.
Não pode  ficar pensando 
apenas no que lhe convém.

Por exemplo: na frente empresarial, 
você  tem que ter responsabilidades.
As pessoas tem que pensar...
Não é só ganhar dinheiro."
Roberto Civita para jornal Valor

JUNHO: MÊS MUSICAL SESC

Neste domingo, dia 3, às 20h, o tradicionalista Luiz Marenco:

Com quase 20 anos de carreira, uma discografia de 20 obras, 18 CDs e 2 DVDs, Luiz Marenco é hoje um dos espetáculos nativistas mais requisitados do sul do Brasil, tendo a consciência de que seu canto esta ligado a terra, valores, hábitos e costumes de seu povo.

Ingressos de 5 a 20 paus. Informações: 3714 2266.

Dia 13 de junho, 4ªf, às 20h, integrado ao projeto Pratas da Casa Acústico, tem o  show  “L’ÉTOILE EST MORTE”,  com canções do folk-rock francês. Com Augusto e Luis Augusto Darde.

Ingresso: 1kg de alimento não-perecível 

Dia 16, sábado, 20h, o  instrumental  “A Trinca” com  Angelo Primon, Matheus Kleber e Marcelo Corsetti: três dos mais destacados instrumentistas dos últimos anos no Rio Grande do Sul, que misturam sons ecléticos de viola caipira, violão, alaúde, acordeon e guitarras.

Ingresso: 1kg de alimento não-perecível 

Dia 21 de junho, 5ªf, 20h, o show “Pérola no Veludo” com Mônica Tomasi e Nelson Coelho de Castro:

Pérola no Veludo é um espetáculo que traz o universo poético do samba. Um delicioso encontro com dois grandes compositores gaúchos e a maestria do percussionista Giovanni Berti.

Ingressos de 5 a 20 paus. Informações: 3714 2266.

Dia 28, 5ªf, 20h,  “TRIBUTO A RAUL” com Xepa, Vampiro e Banda realizando uma homenagem ao pai do rock no Brasil e relembrando grandes clássicos da obra musical do maluco beleza,  considerado até os dias de hoje, um dos mais importantes ícones do rock nacional.

Ingresso: 1kg de alimento não-perecível.

Todos os shows acontecem no palco do Teatro do SESC, de Lajeado, à rua Silva Jardim, 135.   

CEAT: REPERCUSSÕES




“ Demissões, afastamento, acusações, apelos...
Maior escola evangélica do Vale vive clima de insegurança.
Como tenho uma filha que estuda no CEAT torço para que esta confusão acabe logo. A situação causou desconforto entre professores, pais e alunos. Espero que não atrapalhe o andamento das aulas e nem os projetos do educandário.
Para quem quer saber mais, indico a leitura do Blog da Laura Peixoto

Presidente do Conselho de Administração do CEAT, Alair Bellin, em entrevista no Panorama (Rádio Independente AM) confirmou que Rodrigo Ulrich assumirá direção da escola. Ele havia sido demitido na semana passada pelo Diretor Ardy Storck, que por sua vez, foi afastado pelo conselho. 
Depois de 30 anos na direção Storck não será mais diretor do CEAT.”

“Presidente do Conselho diz que o clima não foi abalado na escola com toda esta mudança. Obra do novo prédio está dentro do cronograma e será inaugurado em setembro.” DO FACEBOOK DE FABIANO CONTE
“... e espero que aproveitando todo esse vuco vuco seja repensado o preço aviltante cobrado pra se estudar nessa escola ...”

“Pagamos caro para termos educação de qualidade e não confusão e brigas de vaidades e disputa de poder...”

“Será que o nosso diretor vai se manifestar para sabermos o que houve de verdade? Liga pra ele Laura!”

“O buraco é mais embaixo e bem maior... quem diria... atrás daquelas barbas...”

“Quem sabe teremos alguma nota via Assessoria de Imprensa comunicando os fatos para sabermos o que houve.”


O colega  jornalista Tiago Bald, na edição de hoje no jornal O Informativo, cita o blog Varal da Laura:
 ... a jornalista Laura Peixoto fala em acusações e irregularidades envolvendo o novo prédio que está sendo construído para abrigar o colégio.

Esclarecimento: os emails que chegaram até a redação do blog, não citam o diretor Ardy Storck como envolvido em nenhuma irregularidade na construção do novo prédio. Muito pelo contrario. Citam outras pessoas.



VOANDO BAIXO



Baixou o helicóptero da Receita Federal em Lajeado.
“... investigar irregularidades fiscais e previdenciária dos imóveis de alto padrão construídos nos últimos cinco anos na região.

Até o momento, 500 contribuintes com indícios de irregularidades. O prejuízo pode chegar a 33 milhões...” conforme o A Hora.
O jornal A Hora, de hoje, traz ainda:

-  reportagem sobre a prestação de contas da Secretaria de Cultura – e suas atrapalhadas investigadas pelo Ministerio da Cultura.

- reportagem com o quiroprata Mazuel Rabaiolli – o meu excelente quiro! Não indico porque depois não consigo mais horário...

- o bonito caderno Agro Notícias – com matéria de capa “A nova Geração do Agronegócio” – com conteúdo, não é só colagens de textos da internet.

* DO MEU BLOQUINHO
Espero que passem um pente fino nas construtoras de edifícios. É um achaque a forma como essas empresas vêm avançando nos bairros e terminando com a tranqüilidade dos moradores. Claro, com o aval da Prefeitura, que depois vai para a mídia arrotar qualidade de vida em Lajeado. 

EMAIL OBSERVADOR

 @ “Andei vendo umas fotos de uma trilha que alguns jipeiros de Lajeado fizeram pelo Forqueta no final de semana que se passou. Fiquei incrédulo vendo as fotos, mesmo porque tinha uma galera conhecida. 
 Não sei se sabe de algo, mas eu não entendi o objetivo de tal trilha e se eles tem autorização para tal evento. Não quero me manifestar publicamente antes de saber algo mais sobre isso, mas a princípio me parece algo absurdo.” Autoria preservada

* DO MEU BLOQUINHO
Já fui jipeira. É bom demais. Tenho saudades. Participei de trilhas. Sim: se destrói. E muito.
Tenho amigos entre os jipeiros...  O que dizer mais? Consciência ambiental zero. A minha também. 

VEJA X LULA X GILMAR MENDES.....................X ZÉ POVINHO


“Lula negou o teor da conversa informada pela revista Veja e confirmada pelo ministro Gilmar Mendes.
Ou, como fazia Cachoeira, plantada por Gilmar Mendes junto à revista Veja.

Essa negativa de Lula, que se diz indignado,  foi apoiada pelo ex-ministro Nelson Jobim, em entrevista à mídia gaúcha.
Não foi coincidência, ou melhor, de repente  ter aparecido Lula,  sem que Jobim e Gilmar Mendes soubessem.


Como ensinou o psicalista Carl Gustav Jung (foto) "coincidências não existem."

Em outras palavras, houve um encontro agendado. E Mendes se disse surpreso ao perceber que o objetivo era convencê-lo sobre o adiamento do julgamento do Mensalão, com chantagem de quebra.”

“Como os fatos atribuídos a Lula foram negados por ele e, também, pela testemunha única do episódio, poderá sobrar para Gilmar uma ação de iniciativa privada por crime contra a honra.” Wálter Maierovitch

WANDER WILDNER NA ESTRADA


Depois de representar o rock gaúcho no Festival Internacional Lollapalooza em São Paulo no inicio de abril, Wander Wildner, o “rei do punk-brega”  deu inicio a uma tournê pelo Brasil e agora chega com sua banda para se apresentar em várias cidades do interior gaúcho.


Bebendo Vinho, Amigo Punk, Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo e muitos outros sucessos de sua carreira, além de novas canções, estarão no repertório do show. A banda que o acompanha é formada pelas feras Georgia Branco no baixo, Pitchu Harris na bateria, Mauricio Chaise na guitarra base e Jimi Joe na guitarra solo.

Neste domingo, 3 de junho,  às 20h, no Galera´s Rock Bar , ao lado do Geneshopping.


Ingressos: R$15,00 - Antecipados no local.
Informações: www.galerasrockbar.com

* DO MEU BLOQUINHO
Conforme minhas fontes, WW também ta largando de Lajeado onde estava residindo. No final da tournê não volta mais para cá. Era de se esperar...

PARQUE DE EVENTOS SÃO BENTO


O Governo de Lajeado inaugurou no ultimo domingo (27) o novo Parque de Eventos em São Bento: 6 hectares, com estrutura para abrigar eventos culturais, tradicionalistas e competições esportivas.

Investimento aproximado de R$ 300 mil, recursos que vieram da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

  Com 114 metros quadrados de área construída, a obra demandou investimento de R$ 57 mil para os banheiros e vestiários, e R$ 9,5 mil para a sala de juízes e secretaria.

Para o cercamento e construção da pista de rodeio foram destinados R$ 74 mil.

Já a iluminação demandou um investimento de R$ 95 mil.

O patrão do Centro de Tradições Gaúchas Entrevero Charrua, Alexandre Marchese, destacou o esforço para que este sonho fosse realizado:
 “Nosso trabalho foi árduo. Prefeitura e tradicionalistas da 24ª se uniram e, com grande esforço, podemos dizer hoje que este parque é nosso”.

Mas para o coordenador da 24ª Região Tradicionalista, Gerson Junqueira, a conquista é de todos os CTG’s:

 “Ressalto o trabalho do secretariado municipal, envolvido na estruturação deste parque, do Alexandre Marchese, e me sinto muito feliz em ver que agora todos os CTG’s têm uma pista para realizar seus rodeios”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

*  DO MEU BLOQUINHO
Ahhhh.... Então ainda havia espaço em Lajeado para construção desse  Parque de Eventos?  Então por que não fizeram lá o novo presídio de Lajeado? Por que insistiram com a construção no bairro Santo Antonio? A espécie humana revolta. Mas vou seguir o conselho do meu horóscopo de hoje:


DO FEICIBUKI...

O ULTIMO ELVIS

 “Deus abençoe o novo cinema argentino. 
É uma dádiva não precisar ir ao cinema para assistir a ultima porcaria de Hollywood.

Não, não senhores não é necessário imbecilizar-se por duas horas de entretenimento inofensivo. A indústria de cinema argentina está a todo vapor por filmaços imperdíveis que eu não posso deixar de recomendar e celebrar. E, dessa vez, sem Ricardo Darín.”

“Um senhor gordo que se crê Elvis Presley desenha o enredo das minhas duas ultimas horas de deleite cinematográfico. A aura decadente do Rei, a nostalgia e seu inexplicável carisma estão presentes no sensível thriller El ultimo Elvis, do diretor Armando Bo.

POSTs MAIS ACESSADOS ONTEM


Postagens



28/05/2012, 8 comentários
197 Visualizações de página
05/05/2011, 1 comentário
49 Visualizações de página
23/02/2011, 34 comentários
42 Visualizações de página
18/10/2011, 5 comentários
39 Visualizações de página



VISUALIZADAS ONTEM E HOJE...

Visualizações de página de hoje
968
Visualizações de página de ontem
2.319
Visualizações de página do mês passado
27.573

segunda-feira, 28 de maio de 2012

VARAL EM RUÍNAS...

Colaboração Tânia Regina
“Onde há mais luz,
as sombras são mais forte...”
Goethe

ISMAEL & MARINA


Hoje, às 21h, na Rádio Elétrica, vai ao ar um dylänicas pra lá de especial com a cantora Marina Lima e Ismael Caneppele.

CINEMA: ARROIO DO MEIO

O Cineclube Real de Arroio do Meio apresenta essa  semana o curta-metragem  O xadrez das cores, na quarta-feira, dia 30, das 12h15min às 12h45min, integrando o projeto A sobremesa é curta, e o longa Beijo 2348/72 na quinta-feira, dia 31, às 19h, integrando o projeto Quinta Cine. 

As duas exibições são gratuitas e encerram a programação de maio do Cineclube Real.

O curta O xadrez das cores, dirigido por Marco Schiavon, conta a história de Cida, uma mulher negra de 40 anos, que sofre discriminação e preconceito racial por parte de sua patroa, uma senhora de 80 anos. A vingança vem através de um jogo de xadrez.

A comédia Beijo 2348/72, dirigida por Walter Rogério,   ambienta-se na primeira metade dos anos de 1970 e tem sua trama baseada em um caso real: um processo trabalhista que se estendeu por quatro anos e foi arquivado sob o número do título.

O processo refere-se à demissão por justa causa de dois operários (interpretados por Maitê Proença e Chiquinho Brandão) devido a um suposto beijo trocado no ambiente de trabalho durante o expediente. 

A censura é de 14 anos.

CONFUSÕES EVANGÉLICAS


Repercute em Lajeado o inusitado afastamento do diretor do Colégio Evangélico Alberto Torres,  prof. Ardy Storck que, tudo indica, não se refere  a sua saúde, como andam espalhando por aí.
O buraco é mais embaixo.

@ “Gostaria de lhe comunicar de algumas coisas que vêm acontecendo no CEAT que culminou na sexta feira com a demissão do sr Ardy Storck ...  Tudo parte do grande plano de tomada do poder...”
O blog recebeu dois emails comentando o caso e sobre a contratação do prof. Rodrigo Ulrich, como vice - diretor do Colégio, aproximadamente por 2 anos. Dizia que o prof. Ardy  tinha entre seus objetivos  sua aposentadoria no próximo ano, mas após a inauguração do novo prédio da escola e assim empossaria Ulrich como próximo diretor.

No email enviado, também o posicionamento sobre o afastamento do administrador Ivanor Palm:

“... funcionário que estava no colégio a muitos anos, e que além de gerenciar a Instituição, gerenciava desde o início o processo de licitação e execução da obra do novo colégio, com muita competência, seriedade e lisura, tudo passava por ele, pela comissão de obras e pela fiscalização da obra.”
Mais o blog não pode publicar. Envolve acusações e irregularidades, no momento em que uma obra do porte do novo prédio do CEAT está sendo edificado. Envolve compra de computadores, a posição do Conselho Administrativo, inadimplência escolar e por aí vai.

Cabeças caíram. E pelo jeito as que rolaram puxaram o tapete do diretor Storck, que  “para resguardar a Instituição e munido de documentos comprovando as barbaridades cometidas” andou demitindo outros.

@ “E na sexta-feira o Conselho Administrativo, em um ato cruel, ignorante e insensato demitiu o Sr. Ardy e a sua esposa Dóris Storck. (...) 

peço que esta informação chegue a publico pois os únicos que podem fazer algo são os professores e a comunidade evangélica, acionando uma Assembléia Geral para desfazer o Ato.”

Na última reunião do Conselho, os argumentos da direção, há 30 anos a frente da instituição, não foram aceitos.