terça-feira, 27 de abril de 2010

HARRY: SÍNDROME DE ENVELHECIMENTO


Como na história de Benjamin Button, filme com Brad Pitt, inversamente, uma história comove a Inglaterra.

Harry Crowther tem 11 anos e ainda cursa o primário, gosta de subir em árvores e andar de bicicleta. Mas devido a uma condição genética rara já está se transformando em um homem velho: tem artrite, dores nas juntas, o cabelo cresce devagar, a pele se enruga e ele se cansa facilmente. Ingere analgésicos e faz exercícios todos os dias.

O corpo de Harry está envelhecendo cinco vezes mais rápido de que outras crianças.
Ele sofre de uma doença incurável e atípica: Síndrome Progeroide Atípica (APS).


Harry, estuda na escola Crossley Campos Júnior em Mirfield. Assim como ele existe um pequeno grupo no mundo que sofrem de APS, e ninguém tem exatamente a mesma forma que ele. O mais velho sofre de uma condição semelhante vivida a 26 anos de idade.

Sua mãe é realista:
"É só sentar e esperar como num jogo. Porque a mudança de genes de Harry é original, eles não podem dizer o que vai acontecer. Nós tivemos nossas lágrimas e o "porquê nós? " que toda família se questionaria. Mas temos que lembrar que ele está andando, falando e está na escola regular. Trata-se apenas que seu corpo é um pouco diferente.

A pele de Harry começou a apertar quando completou um ano de idade, porém seus sintomas confundiram os médicos até que seus pais viram um documentário de TV sobre uma menina com uma condição semelhante. Ele foi diagnosticado aos sete anos.
*
A família colocou uma página no Facebook com atualizações regulares.
"Sua escola e seus colegas tem sido brilhante", disse sua mãe. "Ele é apenas Harry para eles.Se sairmos, ele se cansa e não pode fazer atividades como futebol, porque Harry não tem gordura corporal.
Mas nós não vamos envolvê-lo em algodão. Ele é um menino corajoso e alegre. "

Harry: "Eu posso fazer um monte de coisas como as outras crianças, mas às vezes não consigo fazer o que eu gosto. É uma sensação estranha e dói mais quando estou na cama.”

Mais:
http://www.dailymail.co.uk/health/article-1268234/Harry-Crowther-Schoolboy-aging-times-normal-speed.html#ixzz0mDBKsl4T



2 comentários:

Chimarrão disse...

Uma matéria realmente instigante. Uma história real vivida por mãe, filho e aqueles que lhe envolvem. Não sabia dessa patologia. Ele tem que esperar menos que seus colegas e amigos, mas pelo que se leu, vive sua vida o mais normal possível. Pois é....a gente vive se queixando de desconfortos normais, enquanto que esse garoto é um exemplo vivo de quem vive o que a vida lhe ofereceu, dentro de suas limitações, mas me parece que é feliz com o que possui. Bela matéria. Parabéns Laura!!

Luís Galileu G. Tonelli disse...

Acho que fazer parte de um grupo que o entende e aceita é fundamental para o sorriso que ele ainda esboça.

Faço minhas as palvras do amigo Chimarrão acima.