quinta-feira, 1 de abril de 2010

MUNDO-CÃO

“ ... o programa Custe o que Custar, da Rede Bandeirantes, que na semana passada levou ao ar uma reportagem mostrando, do começo ao fim, o que aconteceu com um televisor com tela de LCD doado pela emissora à prefeitura de Barueri, nas vizinhanças de São Paulo.

Foi o mais perfeito desastre, como é regra em doações feitas ao governo – mas, nesse caso, um desastre comprovado passo a passo, com imagens filmadas, declarações gravadas e todas as provas materiais com as quais um promotor público poderia sonhar ao oferecer uma denúncia.
O televisor foi doado para utilização na rede escolar do município, no último mês de dezembro; na ocasião, o secretário municipal da Educação garantiu que seria imediatamente encaminhado a uma das escolas sob a sua responsabilidade.
O que realmente aconteceu, ao fim e ao cabo, é que o aparelho passou praticamente esse tempo todo, de dezembro até meados de março, na casa de uma funcionária municipal.


Revelados os fatos, o prefeito Rubens Furlan, do PMDB, poderia ter dito, como até veio a dizer, que não tem meios de controlar os atos de cada um dos 10 000 funcionários do município e que iria tomar as providências devidas.
Em vez disso, foi à Justiça para impedir que o CQC exibisse sua reportagem – o que conseguiu por alguns dias. Ou seja: o que realmente incomodava o prefeito não era o fato de terem passado a mão no televisor da escola debaixo do nariz do secretário da Educação, de quem aliás é irmão, e sim que o público ficasse sabendo da história.
Além disso, foi ao ar com uma penosa descarga de insultos, grosserias e acusações ao programa, empregando o que antigamente se chamava palavreado "de carroceiro" e que hoje parece fazer parte da linguagem corrente no paço municipal de Barueri.
O prefeito quis parecer indignado e valente; acabou sendo apenas cômico.

Sempre se pode dizer, quanto a essa história: "Barueri? Grande coisa". Mas é uma grande coisa, sim.
Na verdade, é uma das maiores coisas que há por aí: o mundo-cão em que vivem tantos dos quase 6 000 municípios brasileiros, e do qual Barueri é uma amostra sem retoques.
É, também, mais uma oportunidade para ver por que tanta gente, pelos quatro cantos da vida pública, sonha com o "controle social" sobre os meios de comunicação.”

J.R.Guzzo
Revista Veja, incrivelmente atual, num consultório médico...




Um comentário:

Anônimo disse...

A censura existe tão ou mais forte nos meios de comunicação, quanto existia no tempo da ditadura...
Só que hoje em dia está mascarada !
mais nada..
Não houvesse a imprensa marrom que manipula tudo e dessaranja as coisas para atender a alguns interêsses , não haveria essa imbecilização do brasileiro em todas as áreas....
Antes se precisava ir para o exterior para ver a canalhice e a manipulação , hoje em dia , basta abrir os jornais ou ligar a tv e o cheiro já exala ...