quinta-feira, 10 de maio de 2012

PARIS, SAMPA, LAJEADO........... E AS ARVORES QUE ATRAPALHAM


Quando você  passar pela Notre Dame, na Praça René Viviani,  se ligue  em uma arvore grande,  amparada  por uma estrutura de cimento.
É simplesmente a árvore mais antiga de Paris. O que já não deve ter visto sobre suas sombras! Dizem que esta alfarrobeira  foi plantada em 1601.
Mede 15 m de altura e 3,50 m de circunferência. Florece em abril e maio.

Em 2010, um parapeito de proteção foi construído ao redor para melhor proteger.

Endereço: Place René-Viviani, Montebello, 2 Fouarre Street,  75005 Paris 
Métro Saint Michel

CURIOSIDADES SOBRE AS ARVORES DE PARIS

O primeiros plantios de árvores de rua em Paris, ao longo das trilhas para caminhada e corrida,  data de 1597. E as plantações urbanas continuaram durante os séculos XVIII e XIX. 

Olha o avanço: o primeiro censo de árvores nas ruas de Paris, foi realizado em 1855 mostrando que já existiam 38.000 árvores plantadas em avenidas e bulevares naquela época.

Quarenta anos depois, esse patrimônio aumentou mais do dobro. 
No fim do século XIX Paris tinha  88.000 árvores de rua. As principais espécies: plátanos, castanheiros, olmeiros.
 Hoje Paris tem 100,346 árvores de rua e mais de 160 espécies. O que nem é muito.


E nóis aqui em Lajeado? 
Derrubamos as arvores mais antigas da cidade para construir estacionamentos e edifícios. Inteligente e criativos empresários e construtores... Inspirados arquitetos... Eficiente Secretaria do Meio Ambiente autorizando cada vez mais os cortes. E todo mundo se achando, não é?

Enquanto isso na terra da garoa...
Em São Paulo, o povo híbrido se pergunta: “que tipo de lugar teremos para viver?” Eu também gostaria de saber. No fim o que restará mesmo? Claro, eles estão preocupados agora, depois do desmate bandeirante e todos os aqueles que sucederam historicamente.
Hoje o estado paulista tem leis de compensação ambiental das mais dura do Brasil.

 Mas primeiro precisaram terminar com tudo que promovia sombra, frutos, tudo que atraía a passarinhada, regularizava as sensações climáticas, “atraía” chuvas, removia gases poluentes da atmosfera...

O PROGRESSO DE LAJEADO...
Como caminha a punjante Lajeado, né Carminha?

 Eco-chata, eu?

11 comentários:

Anônimo disse...

Muda e Lei, quando tu for vereadora, como isso será difícil...

Anônimo disse...

Sai desse buraco Laura, vai morar em Garopaba.
Seja feliz, fica ai se desgastando por causa desses bunda moles,
deixem que se virem com o inferno que estão criando.
Vai para teu paraíso e esqueça as mazelas dessa cidade.

Anônimo disse...

CHEGA DE DERRUBAR ÁRVORES EM LAJEADO POR MOTIVOS ESTÚPIDOS! Eu apoio as convicções da blogueira, eu apoio a natureza!

Anônimo disse...

O dinheiro manda aqui, e a prefeitura adoraaaaaaaa, dane-se o verde urbano, isso deixam claro a cada dia em lajeado.

Monica Wendt disse...

Eh um absurdo Laura, eu chego a conclusao que nas pequenas cidades eh onde menos cumpre-se a lei do bom senso. Pois as reclamacoes da populacao de Lajeado chegam a ser ridiculas, pois eh pura falta de respeito dos cidadaos uns com os outros (o caso dos "rachas" e som alto perturbando moradores!! O corte das arvores eh o mesmo caso, nas cidades pequenas nao ha plano diretor, ha a vontade e os "chegados" dos secretarios ( de obras, administracao, meio ambiente...). Fico muito, muito angustiada com o que acontece, pois as consequencias valem para todos.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

O tamanho do texto desse leitor entendo expressar sua capacidade de compreensão. Sugiro a ele pensar um pouco se isto não for exigir demais dele. Para tal lanço uma questão. Os desertos do Saara no norte da África e do Atacama na Cordilheira dos Andes sofrem enormes variações de temperatura entre o dia e a noite. Durante o dia pode chegar aos 50 graus positivos e à noite aos 10 graus negativos? Se ele pensar e mesmo ler um pouco poderá descobrir qual a razão de tamanha variação.

Anônimo disse...

Cumprasse a lei, mostrem onde ta errado na lei, vocês vão continuar brigando no escuro? Ninguém acredita em vocês porque não mostram onde ta errado, não adianta imaginar um mundo diferente se na Lei não o é....

Anônimo disse...

É isso aí Laurinha, vamos continuar protestando. Uma pedrinha no sapato, numa caminhada longa, derruba o maior dos mamutes. (até os que não usam sapatos...)

Anônimo disse, disse...

Pelo descrito a cidade de Lajeado se parece com o que era Havana antes da revolução cubana: shoppings, carrões, ruas limpas no centro em um lado; de outro lado a prostituição rolava solto, as praias eram o ponto das garotas de programa e, a noite, não era os bares sempre estavam abertos. A diferença é que Cuba era o prostíbulo da burguesia norte americana da época. Lajeado é prostíbulo de seus moradores.

Anônimo disse...

Uma pena tudo isso,vim morar em Lajeado faz 1 ano e fico impressionada como as pessoas que isso é evolução. Derrubar árvores e desmatar é um crime contra essa bela cidade. Qualidade de vida anda passando longe daqui, o que pensam eles? Que construir prédios e mais prédios, fazer loteamentos é sinal de crescimento? Pode ser sim,mas com consciência ambiental,o que será de Lajeado daqui a 10 anos? Fico tbm impressionada como podem deixar se perder a cultura alemã, ninguém se importa com isso. Só pensam no tal desenvolvimento... lamentável isso tudo!

elacy disse...

O mundo pode ser diferente, além das leis (algumas burras, e com um único propósito, o de meia dúzia tirar proveito próprio em detrimento do povo), se existirem pessoas que pensam no seu bem estar, e na dos outros, que com muita lisura construíram e preservam os seus espaços para morarem. Muitas coisas no passado foram feitas, e continuam sento feitas, nesta Cidade, em nome do progresso, e desenvolvimento existem graves problemas de esgotos, e de poluição do ar. Agora é à hora de não mais isso acontecer. A vida do ser humano em primeiro lugar, VERDE, MAIS VERDE, NESTA CIDADE PRINCIPALMENTE NO CENTRO. Um abraço Laura, elacy