
Com o apoio da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, o pessoal está fazendo um levantamento de todas árvores que existem na zona urbana da cidade.
O objetivo é avaliar as espécies mais indicadas para cada bairro e o estado fitossanitário dos exemplares existentes para que seja realizada a substituição quando necessário e o plantio nos espaços livres, tanto em calçadas como parques e praças.

Para a bióloga Jaqueline Spellmeier: “As árvores exercem importante função ecológica, tais como: purificação do ar, melhoria do microclima da cidade, redução na velocidade do vento, influência no balanço hídrico - infiltração da água no solo e na evapotranspiração-, amortecimento de ruídos e abrigo à fauna.” Sem falar na beleza das ruas, não é?
O Inventário Arbóreo iniciará pelas ruas do Centro, depois nos bairros, procurando atingir a totalidade de 100% até o segundo semestre de 2010.
Bom trabalho!
5 comentários:
ô, essas tuas comparações das cidades ja deu bate boca nos setores da prefeitura. hehehehe
Tomara que vá além esse início de trabalho com gente formada e tal na área...
Só catalogar árvore e blá blá não é suficiente..
Mas o tempo dirá com certeza !
Tomara Deus....
Parabéns para a iniciativa de Estrela, se bem que já disse: Lá, a respectiva pasta é dirigida por quem tem muita competência e sabe fazer. Sem contar que há respaldo nas ações.
Aqui ao invés de "perder" tempo catalogando, o mais simples é cortar e plantar grama no lugar. Quer dizer, realizar um trabalho paisagístico.
enquanto lajeado destrói, estrela preserva!
Eu amplio a sugestão que foi apresentada aqui no blog esses dias: a prefa de Lajeado faz uma parceria na área cultural com Arroio do Meio, e na parte de arborização urbana e meio ambiente, com Estrela!
Reforçando o argumento: lá sobra talento! Aqui, sobra $ -
e tá feita a parceria!
Postar um comentário