sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PRESSÃO: FICA CANELEIRA!

Todos os dias acordo, abro a janela e só não me sinto na prisão porque adoro o meu bairro, a minha rua, os meus vizinhos. Daqui, uma das poucas árvores que avisto,  essa linda Caneleira, de mais de 30 anos, propícia para receber uma casinha de Tarzã.... Descobri que o vizinho quer terminar com a sombra e beleza da árvore. Pediu licença na Secretaria do Meio Ambiente e ganhou. Eu não entendo mais nada: os caras disseram que a árvore estava condenada. Nem vou dizer o que penso dessa secretaria fajuta em Lajeado.
Só porque perdeu umas cascas? E o outro tronco não está sadio? E a casinha não vai sair? A gente engole em seco  em nome da vizinhança e para não perder o amigo, mas dói. Tirem a arvore e perde-se mais um pouco de poesia da nossa rua ameaçada pelos edifícios que avançam, sem se preocupar com a qualidade de vida no bairro. Fica Caneleira, fica!

8 comentários:

Falando de Rock disse...

É incrível! Juro que jamais vou entender como as pessoas conseguem fazer isso. Uma árvore linda, que embeleza tanto a sua residência quanto a sua rua. Sei de casos de pessoas que pedem licença para cortar árvores alegando que elas são tortas, feias e prejudicam esteticamente a sua casa ou o seu negócio.
Façam o favor! Certamente esses indivíduos não tem espelho em casa ou se julgam sósias da família Pitt/Jolie.
Que visão estética eles tem? Um mundo cercado de grades, tijolo e pátios com pedrinhas vermelhas no lugar da refrescante grama verde? Flores transgênicas padronizadas dentro de vasos e que custam horrores? Isso é bonito, estético?
Sem falar em alguns edis que chegam a manifestar propostas de retirada de árvores das calçadas porque elas podem causar problemas aos transeuntes. Não enxergam que o real problema é a calçada ou o trânsito cada vez mais caótico e que estrangula cada vez mais o espaço dos pedestres e consequentemente do pouco verde que ainda nos cerca.
Sinceramente, a natureza não merece o que estamos fazendo com ela. Ela, a "mãe" que "abriu os trabalhos" e aqui nos colocou de maneira tão confortável, não merece de forma alguma filhos tão desnaturados.

Anônimo disse...

Como sempre, a sec. do meio ambiente conivente com os assassinatos do nosso verde em Lajeado. É dose!! Temos é que aprender a voto em gente competente;

Ismael Caneppele disse...

cada cidade tem as árvores que o povo quer. não adianta culpar a secretaria, taí a prova de que a população não se importa.

Falando de Rock disse...

É isso aí, Ismael! Mais que provado.

Anônimo disse...

Putz com o verão que vem por aí, não é uma boa ideia acabar com essa sombra. Nesta semana, o clima já mostrou a que veio. Sol de rachar. Meu vizinho queria cortar uns galhos de uma árvore na divisa do meu terreno.Pra mim tudo bem, mas até agora não tocou nos galhos pois estão com bastante folhas e fazendo uma baita sombra pro lado dele. Quem sabe no próximo inverno? Aguardemos.

Anônimo disse...

Sábado à tarde, passei na Rua Bento Gonçalves nos fundos do antigo prédio da Parmalat/, hoje conjunto comercial. Cadê as árvores? Detonaram tudo. No outro lado da rua em frente à loja de material elétrico tinha uma e na esquina com a Carlos Fett Filho tinha algumas. Cadê todo mundo? Não achei "ninguém" em casa. Nenhuma "árvre", como dizia um amigo meu. Putz! derrubaram tudo!
Porque não usam o canteiro central da Pasqualini para plantar árvores, dio tipo igual em frente à Benoit e do Alvorada Center. Lá tem muito espaço e não vai atrapalhar a canalização de esgoto como nas calçadas.

Anônimo disse...

O que percebo dirigindo pelas RS 130, BR 386 é que faltam árvores de porte nas suas laterais. Esse é um ótimo lugar pra reflorestamento de espécies nativas. Podem ver que a maioria dos lindeiros está derrubando árvores e fazendo plantação de milho e soja até quase junto à rodovia. Basta olhar. A rodovia é uma concessão e ninguém poderia usar este espaço. Plantar árvore, pode!

Anônimo disse...

Pessoal, concordo que a arvore é bonita e tudo mais, mas temos que respeitar a opinião de todos, principalmente do '' dono '' dela !

Voces não sabem os motivos que tem a pessoa que quer tirar essa árvore ! então não fiquem Encomodando !

Porque essas pessoas que tanto defendem as ávores, não cedem os terrenos de suas casa para o re-lantio das mesmas ? seria uma idéia de a árvore permanecer VIVA ! Que tal ?

Quem se candidata a essa idéia ???