quarta-feira, 7 de novembro de 2012

UM MINUANO EM ROCA SALES


Em 1954, a Viação Férrea no Rio Grande do Sul introduziu os trens de origem alemã, e a diesel, Minuano e Pampeiro.
Nos primeiros dois anos rodaram entre Porto Alegre e Cruz Alta e também de POA- Bagé. Mais tarde, passaram a rodar entre POA-Uruguaiana e entre POA- São Borja, diariamente.  As viagens eram noturnas, partindo, diariamente, às 19h e chegando ao destino no dia seguinte pela manhã, às 8h.

As cidades de Livramento, Santa Rosa, Cacequi e Santa Maria também se beneficiaram do transporte ferroviário, utilizando linhas construídas em diversas épocas a partir de 1883 até a entrega de algumas variantes em 1963.
(Clique sobre para ampliar)

Nos ano 50, o trem Minuano andou por aqui, conforme atesta essa fotografia, na estação de Roca Sales. Bacana, não é?
Uma pena que os trens não voltem a funcionar. Teríamos menos tranqueira nas estradas. 
Os entendidos dizem que os sindicatos dos caminhoneiros e as transportadoras rodoviárias sempre se mobilizaram para que os trens continuem no seu ostracismo.
Eu não acredito. 

4 comentários:

Bernardo - Lajeado-RS disse...

Na minha infância fiz algumas viagens com o Minuano até Sta. Maria, com direito ao maravilhoso Vagão Restaurante e suas pequenas mesinhas presas no piso. Na saída de P.Alegre, com o trem já rangendo pelos trilhos, em movimento, um funcionário colhia os pedidos dos interessados para o jantar. Era a maneira mais elegante, sofisticada, de se viajar.
Acredito que um dia alguém vai ter inteligência e juízo suficientes para reimplantar o transporte ferroviário entre nós. É inacreditável que demore tanto para acontecer.

JORGE LOEFFLER .'. disse...

O credito do desaparecimento de ferrovias e outros modais de transporte deve ser creditado aos GORILAS de 64 e ao bando de carolas que vivam agarrados no saco dos milicos. Vivíamos em Júlio de Castilhos quando minha esposa buscou sua avó materna em Porto Alegre. Ambas viajaram nessa composição e eu as apanhei na Estação. Isso era romântico e lamento tenha sido defenestrado de nossas vidas.

Unknown disse...

Que saudade desse tempo !!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Luiz tens razão, pois bons tempos aqueles. Tenho ainda mais saudade da atualizaação desse blog. A Laura a quem apreciamos nos castiga.