quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CERTIFICAÇÃO DE COLONO É A ROÇA

Sou admiradora do fotógrafo Pedro Martinelli:

Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica (1996) e diversos Prêmios Abril de Jornalismo. Em 1997 é Indicado para o Prêmio Estadão Cultural. Autor de vários livros, entre eles “Panará a Volta dos Índios Gigantes” , “Amazônia o Povo das Águas (com exposição individual no Museu de Imagem e do Som, São Paulo, 2000) , O livro Mulheres da Amazônia (com exposição no Museu da Casa Brasileira, São Paulo 2004) e o livro Gente X Mato, em 2008.

É fotógrafo independente desde 1994 tendo inúmeras reportagens publicadas nos principais periódicos do país. Foi Martinelli que registrou o primeiro encontro dos índios Panará com o homem branco.

Não é que ele andou pelo Vale do Taquari dias atrás? Pois é...

“Uma galinha pondo ovos ao ar livre ao lado de uma muda de erva mate protegida por estacas de bambu, polenta brustolata no fogão a lenha onde é feita a comida dos patrões e dos funcionários de uma ervatária que comem juntos arroz e feijão plantados na propriedade.

O queijo e o salame, as carnes, abóboras, legumes e verduras servidos todos os dias são da vizinhança. Tudo adubado naturalmente, sem veneno.”

“Mais interessante é que o olhar dos certificadores do FSC pelo que vi na região de Putinga e Arvorezinha, no Rio Grande do Sul, esta levando em conta e valorizando o astral das propriedades, de seus moradores, os colonos, que mantem com simplicidade os conhecimentos tradicionais e a cultura da região, o estilo de vida e, não só as técnicas e o manejo correto da erva mate. Aí, dá um gosto danado de ver as coisas, é emocionante porque o brilho nos olhos das pessoas é visível...”

Na íntegra: http://www.pedromartinelli.com.br/blog/

Nenhum comentário: