quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DESRESPEITO À MATA ATLÂNTICA: TRAGÉDIA

“Tragédias como a que ocorreu nas cidades serranas do Rio de Janeiro são nada mais que o resultado do processo de ocupação da Mata Atlântica.” A afirmação é da escritora e ambientalista Anne Raquel Sampaio, que mora no Parque do Imbuí, um dos bairros mais afetados pela catástrofe em Teresópolis.

“Nós não estamos aqui simplesmente sobre o solo de Teresópolis, e sim sobre o solo da Mata Atlântica, um bioma que precisa ser mais respeitado”, diz a escritora. Como muitos cariocas, ela se mudou há 25 anos para a cidade serrana fugindo da violência urbana do Rio e em busca de paz e de contato com o verde. “Na época, o clima era mais frio, e a cidade tinha menos favelas e menos gente.”

Com o passar dos anos, além da favelização, houve uma ocupação maior das margens dos rios, com uma grande devastação da mata ciliar.

Anne Raquel, que faz pesquisas sobre a água, alerta para o problema da falta de esgotos na cidade. “Como a maior parte das cidades brasileiras, Teresópolis foi construída às margens de um rio, o Paquequer, hoje um grande esgoto atravessando a cidade. Esse rio às vezes fede, mas a população faz de conta que esse fedor não existe.”

Segundo a ambientalista, a tragédia atual mostra que o risco da ocupação irregular é o mesmo para os pobres e os ricos, já que condomínios de alto luxo e de classe média também foram igualmente atingidos. Ela chama a atenção para o fato de que a propaganda imobiliária desses condomínios não corresponde à realidade.

“Você não pode construir uma mansão sobre uma encosta que é linda, e dizer que aquilo ali é ecológico só porque algumas árvores foram preservadas. Na verdade, aquela área não deveria ser ocupada, nem por mansão nem por ninguém. As pessoas que constroem essas casas sonham com um mundo melhor para elas, mas não param para analisar que esse mundo melhor precisa, antes de tudo, que a gente respeite a natureza.”

Fonte: http://www.ecoagencia.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

E tem projeto no congresso querendo permitir a construção em topos de morro, que hoje proíbe acima de 45o, e a App de Arroios e Rios, de 30m para 15, um absurdo.
Por isso que sempre falamos, de nada adianta brigar com os órgão ambientais, que precisam cumprir estas legislações absurdas. Quando o povo vai mudar, quando prefere políticos a profissionais.

Anônimo disse...

Tá cheio de casas construídas em encostas em Estrela e Lajeado..
Os terrenos são pela metade , isto é , meio plano e depois descida até outras ruas atrás do quarteirão..
Constroem casas com enormes vigas tipo palafitas prá quem sabe depoius fazer um porão e deixa a vaca berrar..
Até cair uma bosta dessas e matar uma família inteira !
Vergonha...