terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UNIMED ABUSIVA?

“Decisão da juíza da 28ª Vara Cível de Belo Horizonte, determinou que a UNIMED cancele o reajuste de 100% aplicado ao plano de saúde de uma segurada que completou 60 anos. A decisão confirmou integralmente a antecipação da tutela concedida em setembro de 2009, fixando ainda o valor do reajuste em 11,75%. Os valores foram revistos em audiência de conciliação realizada no último dia 12 de abril.
Após tentativa de acordo frustrada entre a consumidora e a Unimed,a mesma reiterou os pedidos de reajuste da mensalidade e de condenação da Unimed por danos morais.

http://www.consumidorhonesto.com/2010_04_01_archive.html

Photo by Felipe Manfroi

ENTREVISTA: Rodrigo Pitombo Vitola

Quais os abusos mais comuns contra quem tem mais de 60 anos ?

Aumentos de 100% os valores dos seus planos de saúde. Isto vale para a Unimed como para todos os demais planos de saúde.

Quando o caso vai a Juizo, como fica ?
As liminares são unânimes em condenar os planos. No mérito, os planos têm sido obrigados a devolver o que foi pago a maior durante os 10 anos anteriores, mais correção e multa de até 100%.

E não há retaliação contra o idoso ?
As multas para casos de retaliação são pesadíssimas.

A UInimed está transferindo planos para um novo sistema, o Unimax.
Na verdade, isto é para inclusão de 70 novos procedimentos previstos pela lei em 98, mas só agora a Unimed cumpre a lei.

A Unimed reajustou os valores de seus planos em 15%, em janeiro. Isto é o correto ?
A ANS só permitiu 6,73%. O aumento é abusivo para planos individuais e familiares.

E ?
O segurado tem que ir ao Judiciário defender o seu direito.

“...NoNosso escritório tem mais de 300 ações contra a UNIMED devido aos abusos cometidos principalmente contra as pessoas com mais de 60 anos que têm o valor do plano dobrado ao completar esta idade. Nosso escritório tem ganhado todas as ações reduzindo, COM LIMINAR, em até metade o valor do plano de saúde dos idosos. Recentemente tivemos uma redução também de um plano empresarial. O UNIMAX nada mais é do que a tentativa de burlar a lei para poder aumentar o valor do plano acima dos índices permitidos pela ANS. Este aumento de 15% do plano antigo também é ilegal."
Rodrigo Pitombo Vitola
OAB/RS 43.566
Schumacher & Vitola Advogados
f: 3228.9745
rodrigo@schumachervitola.com.br

17 DE JANEIRO DE 2011

Fonte: http://polibiobraga.blogspot.com/

Colaboração: Jorge Loeffler

2 comentários:

FÁBIO KOEFENDER disse...

À respeito do assunto, a fim de colaborar com sua reportagem, informamos que realmente procede o comentário do colega advogado de Porto Alegre.
Efetivamente, as operadoas o plano de saúde vem sendo condenadas a reduzir as mensalidades abusivamente aumentadas tão somente em razão da faixa etária dos seus clientes/segurados.
Nosso escritório já vem trabalhando em casos idênticos há algum tempo, com 100% de deferimento das liminares pedidas. E, a julgar pelo rumo das decisões até então proferidas pelos tribunais superiores, a espectativa, é de que estas liminares sejam todas confirmadas, com a redução em definitivo das mensalidades, e, provavelmente, com a devolução das frações das parcelas pagas a maior.
Att,

Fábio Koefender
OAB/RS 77 795

LUCIAN & KOEFENDER
Advogados Associados - OAB/RS 4050
3710-2155

Unknown disse...

Pois é... a máfia age não só aqui em Lajeado. Percebe-se!