quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CICLISTAS: NÓS SOMOS O TRÂNSITO!

Enquanto a Argentina é notícia pelo fantástico assalto ao seu banco, ou pelo assassinato estúpido de um turista que mal chegava na praia de Canasvieira, em Floripa, o blog prefere pinçar do blog de Gisele Teixeira, a bicicletada que os portenhos curtiram nesse último domingo e que reuniu centenas de pessoas pelas ruas.

Galera de Buenos Aires organizou uma Masa Crítica: uma organização “desorganizada” que faz um passeio mensal para celebrar o ciclismo e o direito dos ciclistas de andar pelas ruas. É uma festa.

Os passeios de bike acontecerão sempre no primeiro domingo do mês, com concentração às 16h, em frente ao Obelisco.

Coisa de cidade grande, evoluída.

E aqui, no nosso quintal?

Em Lajeado havia um grupo que se reunia no Posto Faleiro e saía a noite. Existe?

Em tempo de coelhinho temos o Passeio da Páscoa, um dos três eventos mais bacanas que a cidade promove durante o ano. Poderia se tornar mensal. Por que não?

2 comentários:

Carlos disse...

Oi Laura! Eu sou o presidente da falecida(?) Sociedade de Ciclismo Pedalajeado. Além dos passeios de 3as. e 5as. feiras onde quase que sempre íamos a Colinas, organizamos por 5 anos consecutivos uma prova de 200km intitulada Audax do Vale que percorria 13 cidades do Vale do Taquari. O Audax é uma prova de ciclismo não-competitiva que reunia todos os anos mais de 150 ciclistas de todo o sul do Brasil, homens e mulheres entre os 12 e os 67 anos de idade tiveram o prazer de conhecer o Vale do Taquari com esse veículo sensacional que propicia uma integração fantástica entre o ser humano e a natureza.

Os nosso passeios estão parados desde o início do ano passado, isso se deve a várias razões decorrentes da falta de tempo dos praticantes. Mas muitos de nós ainda continuam pedalando em grupos menores, sozinhos ou como no meu caso com esposa e filha quando o tempo permite.

O Audax, depois de 5 anos não vai ocorrer esse ano, pois a falta de tempo não nos dá mais a "oportunidade" de trabalhar durante uns 3 meses para que, se tudo der certo, não ter prejuízos ao fim do evento. Quem sabe no ano que vem.... O nosso blog que está desativado e chegou a ter 500 acessos por dia é o www.audaxlajeado.blogspot.com

O termo Massa crítica foi tomada "emprestada" da física nuclear. A Wikipédia diz que : "Massa crítica de um material fissionável é a quantidade necessária para manter uma reacção nuclear em cadeia autosustentada." Em termos ciclísticos seria o número mínimo de ciclistas que incorporados ao trânsito e exercendo o seu direito de ir e vir conseguiriam pedalar com segurança. Em priscas eras nos states o pessoal conseguia parar NY exercendo esse direito. De forma caótica e utilizando-se de vários meios de divulgação não-oficiais uma vez por mês milhares de ciclistas se reuniam para pedalar e obviamente paravam o trânsito da cidade.

No Brasil a Massa Crítica é exercitada através de um movimento chamado bicicletada que ocorre em várias cidades. Sei que o movimento em Porto Alegre anda muito devagar, pois na última pedalada apenas 21 ciclistas apareceram. O site da bicicletada é: http://www.bicicletada.org/ , ali aparecem todas as cidade que aderiram ao movimento.

Falar da bicicleta e de sua inserção no cotidiano das pessoas tornando-a uma alternativa viável nos pequenos e médios deslocamentos nas cidades é um tema tão apaixonante e empolgante que me fez sair da beira da praia na Ferrugem só para palpitar no teu blog.

Outro dia com mais tempo me alongo um poooouco mais.

Abraços
Carlos

serjao disse...

He,he, he, he.....Ferrruuuuuugem.....he,he,he....um hum!Na proxima leva o lap top pra beira da praia, la no cantao, na frente do Bar do Zado, a 10 passos de uma beinnnnn geladinha, e vais ver que nao vai faltar inspiracao pra alimentar este blog.