quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOCORRO, LAJEADO!

Cidadãos – e contribuintes - denunciam a mortandade que vai acontecer dia 29 no Parque dos Dick: a Prefeitura de Lajeado vai torrar uma grana dos nossos impostos para comemorar os 120 anos da cidade promovendo uma queima de fogos de artifício.

Esses fogos vão explodir em cima – ou nas proximidades - do Laguinho dos Dick, na ilhota que serve de dormitório, ou seja, uma importante zona de pouso, alimentação, reprodução e rota migratória de aves florestais que chegam naquele ambiente para se abrigar. Moradores daquelas imediações constataram inúmeros pássaros que caíram desorientados, chocando-se de encontro ao chão ou nos troncos das árvores e se debatendo até à morte, em função de outros foguetórios e eventos ocorridos no local:

Por telefone:

“As aves chegam ao escurecer, com a última claridade e se vão ao clarear do dia. Toda vez que acontecem eventos no Parque com fogos de artifícios, estas aves saem em revoada, batem-se umas contra as outras, quebram asas, caem e as que não morrem logo com a batida, ficam agonizando no chão. Cena que pouco interessa ao poder público, porque muito mais bonito é a festa do município, onde se continuarem assim, cuidando com tanto zelo pela natureza, num futuro não muito distante, não haverá muita coisa mais a festejar!

Por email:

@ “te ouço nas tardes de quarta-feira na rádio e sei que tem preocupação e respeito pelo meio ambiente. Por isso te peço, se possível, que comentes sobre os pássaros que tem ninhos e passam as noites na ilha da lagoa do Parque dos Dick.

Eles frequentemente são perturbados por fogos de artifício ou programações noturnas realizadas no parque.

Como já está sendo divulgado que na festa de aniversário da cidade haverá queima de fogos nas proximidades da lagoa, sendo uma comemoração organizada pela prefeitura, percebi o descaso por parte da secretaria de meio ambiente. Isto me deixou revoltada.”

Constatei fato similar por ocasião do show dos 75 anos da Florestal. Com o volume dos amplificadores das bandas se apresentando chamou atenção a desorientação das aves.

A QUEM CABE EVITAR ESSA CHACINA AMBIENTAL?

PARA QUE EXISTE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE?

PARA QUE EXISTE PATRAM?

PARA QUE?

11 comentários:

MANEZINHO disse...

como diria minha tia: 'isso dá um nervoso na gente!' - esses dias um imbecil professor da univates falava na rádio da qualidade dos licenciamentos emitidos pela prefeitura de lajeado, desde que tinha obtido autonomia na emissão dos mesmos.
quer dizer, fica difícil tu querer argumentar quando boa parte de uma comunidade é imbecil e predadora.
é pena que não tem uns morros aqui por perto ...

Anônimo disse...

Cancelem o evento com fogos de artifício! Hoje, agora!

ismael Caneppele disse...

Se existisse uma Secretaria do Meio Ambiente preocupada com o meio ambiente a gente podia ligar lá e solicitar um reposicionamento dos fogos.
quem sabe a Neca Dalomoro, responsável pela "cultura" possa intervir...
mas não adianta ir esperando muito. no final das contas aposto q, mesmo com o alerta da blogueira, o foguetório acaba acontecendo na ilha do lago mesmo.

Diana disse...

este é mais um caso de discussão sobre o regramento do uso dos espaços públicos... o RS é fortíssimo em licenciamento ambiental, mas nunca para o próprio poder público... está na hora de todos os eventos que funcionam em espaços públicos terem o olhar e as limitações dos órgãos ambientais... mais uma bandeira para levantar e fazer acontecer... justíssima a preocupação levantada!!!

Alexandre Schaefer disse...

Laurinha!!!!!! Lembra do caso das "corujas" em Capão da Canoa ? Na época cancelaram a festa de revelion na beira da Praia. Hoje as Corujas são ponto turistico.Continue nessa luta, o Planeta Agradece !

Anônimo disse...

Parece que aqui tb cancelaram!

Monica disse...

Tudo passa pela educação e cultura das pessoas. Qual a fonte de cultura das pessoas hoje em dia? Televisao, onde 2 ou 3 emissoras publicam a "sua "verdade. Nossa sociedade quer o que passa na Tv, nada mais "normal"que fazerem uma queima de fogos para comemorar o aniversario do município! O povo quer circo, e circo terá. Levaremos muitas gerações para que as pessoas evoluam 1/10 do que a tecnologia evoluiu.

Bize disse...

Resolvido, Laura (ao menos é o que parece e se espera)!
Parabéns pelo resultado e força da repercussão.

janice m polita disse...

Laura, engraçado que nos comentários só aparecem quem te apoia!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ah! Quanto de Imposto tu Laura Peixoto recolhe mesmo?

Anônimo disse...

E o cano de água potavel que passa por cima do valão de merd.... Que fica na liberato salsano vieira com a br 386 quando chove a merd...ops a água passa por cima do cano,se tiver uma fissura nesse cano a hepatite a leptospirose e outras doenças vão agradecer,enquanto isso os politico ficam vendendo as ruas de lajeado