quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

CONSCIENTIZAÇÃO



Qual é a diferença entre sacolas plásticas e sacos de lixo?
Claro que a grande maioria das pessoas reutiliza as sacolas para colocar o lixo doméstico.
E quando se deixa de usar os saquinhos que o supermercado dá de graça e se usa sacos comprados, próprios para lixo, muita gente questiona: o resultado para o meio ambiente não acaba sendo o mesmo?
Não! 
Além da diferença notável de a primeira ser distribuída gratuitamente no comércio e o segundo ser pago, a sacola plástica é confeccionada de resinas derivadas do petróleo, levando, no mínimo cerca de 100 anos para se decompor.

São constituídas por matérias não-reciclados com finalidade de carregar compras sem contaminação. Já os sacos de lixo, são  desenvolvidos materiais plásticos biodegradáveis que prometem, a um custo um pouco maior, resolver o problema ambiental causado pelos sacos comuns, levando cerca de 60 dias para se decomporem.
Além disso, se os sacos de lixo não forem do tipo biodegradável, são  feitos com uma mistura de material reciclado, usando outros tipos de plástico e até mesmo outras sacolas. Ou seja, o dano ambiental será incontestavelmente menor.

Luiza Portz
Estudante de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande 

Um comentário:

Anderson Lopes disse...

Muito bom! As vezes me questiono se os enfeites feitos de PET ajudam... na verdade acabam por ir no lixo e como está aí em cima, não existe fora.. parabéns pelo blog.